Buscas por vítimas em deslizamento na BR-376 entram no 3º dia | aRede
PUBLICIDADE

Buscas por vítimas em deslizamento na BR-376 entram no 3º dia

Equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária continuam as operações de resgate na BR-376. São mais de 50 horas ininterruptas de operação

Nesta madrugada houve limpeza da pista sentido norte, retirando do local aproximadamente 7.000 metros cúbicos de massa terrosa
Nesta madrugada houve limpeza da pista sentido norte, retirando do local aproximadamente 7.000 metros cúbicos de massa terrosa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira as operações na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4.500 m² e o volume de terra a ser removido tem aproximadamente 5.000 m³.

Nesta madrugada houve limpeza da pista sentido norte, retirando do local aproximadamente 7.000 metros cúbicos de massa terrosa. O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda está no local, auxiliando a garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas.

Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para mitigar riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.

Os serviços agora passam pela estabilização da segurança para os trabalhos das equipes e início da fase de busca por setores nos quais serão feitas varreduras em todos os veículos e constante processo de remoção de resíduos.

No ponto mais sensível os bombeiros atuam com o auxílio de cães de buscas e ainda maquinário da concessionária. Esta missão é extremamente sensível e demorada, frente ao constante risco que todas as equipes estão expostas.

A Polícia Científica segue auxiliando os trabalhos de levantamento de possíveis desaparecidos. Agora que grande parte de massa de terra da parte superior do incidente foi removida, a estimativa de potenciais vítimas foi reduzida para menos de 30 pessoas. Este número tem como base os dados concretos que o comando do incidente possui, como a redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais, e pode ser alterado à medida que novas informações vão sendo coletadas.

Até o momento ainda não há como ser especificado com exatidão a quantidade de veículos que estão soterrados face ao elevado volume de terra, bem como não pôde ainda ser confirmado o total de vítimas no local. O número de vítimas resgatas com vida e em óbitos segue o mesmo.

Apoio

Os bloqueios de rodovias feitos pela PRF têm possibilitado a agilidade do serviço no local da ocorrência com maior segurança às equipes e ainda preserva a população, que não se encontra exposta a novos incidentes.

A Polícia Militar do Paraná tem atuado com máximo empenho através das equipes do 9º BPM e 17º BPM e vem realizando constante serviço de proteção às vidas e às comunidades ao redor dos diversos incidentes da BR-376 e, de modo geral, ainda vem garantindo e apoiando as operações de remoção da massa de terra e desdobramentos logísticos de segurança e resgate.

Condições do tempo

A condição atmosférica para esta quinta se encontra mais estável e espera-se um avanço na realização dos serviços de limpeza, de busca e de resgate.

Pessoas desaparecidas

Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.

BR-277

A BR-277, que também foi atingida por deslizamento, foi liberada parcialmente nesta quarta-feira. A pista passou por limpeza e melhorias, ficando liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá quanto no sentido Paranaguá – Curitiba.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE