Vamos Ler e MedVitae contribuem com ‘segurança na escola’ em Imbaú
Videoaula da parceria foi base para quarto ano C da instituição municipal de ensino Barão do Rio Branco desenvolver série de ações, como entrevistas e reflexões, sobre importância de mecanismos de proteção aos entes escolares
Publicado: 08/10/2025, 06:36
O quarto ano C da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Imbaú, da professora Laudicéia Bankes, desenvolveu um trabalho com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e MedVitae sobre a segurança na escola. A docente elenca que, após o vídeo, houve uma roda de conversa sobre o que significa segurança, compreendendo a importância das regras e cuidados para manter a escola um ambiente seguro para todos.
“Em entrevista, falamos sobre: quais são as medidas de segurança na nossa escola? Quais são atitudes ajudam a manter a escola segura? Também, quais são as situações que podem oferecer riscos, como correr no pátio da escola, empurrar os colegas, etc. O que a escola faz para que isso aconteça? O que eles acham seguro na escola? A entrevista teve como objetivo principal conscientizar as crianças sobre a importância da segurança”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Laudicéia pontua que os alunos elaboraram perguntas e compreenderam como a escola garante a segurança e, com isso, desenvolve-se a responsabilidade, senso de cuidado coletivo e respeito, regras de convivência e responsabilidade de todos os envolvidos.
“Câmeras de segurança em escolas são importantes para garantir a proteção dos alunos, funcionários e do patrimônio. Elas ajudam na prevenção de incidentes, identificação de situações de risco e resolução de conflitos. Ela também serve para a segurança na escola, para aumentar a segurança, ajudam a evitar furtos, depredações e comportamentos inadequados. Protegem alunos e funcionários: registram entradas, saídas e movimentações em áreas comuns”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Barão do Rio Branco clicando aqui.