Explosão de casos faz Rangel tomar medidas restritivas | aRede
PUBLICIDADE

Explosão de casos faz Rangel tomar medidas restritivas

Prefeito se reuniu com o Centro Operacional de Emergência (COE), após 12 confirmações nesta quinta-feira, e adotará algumas ações no combate à Covid-19

Várias decisões passam a valer já nesta quinta-feira
Várias decisões passam a valer já nesta quinta-feira -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeito se reuniu com o Centro Operacional de Emergência (COE) após 12 confirmações nesta quinta-feira e adotará algumas ações no combate à Covid-19

O prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PSDB), convocou uma live de emergência na tarde desta quinta-feira (4), para anunciar medidas no município após a explosão de casos em um único dia: 12 confirmados. A reunião do Centro Operacional de Emergência (COE) teve a participação do secretário-adjunto da Saúde Rodrigo Manjabosco, o procurador geral do Município João Paulo Deschk e Edgar secretário extraordinário do Comitê de Emergência Edgar Hampf.

A primeira medida anunciada pelo chefe do Executivo Municipal foi a suspensão do cadastro do cartão de isenção para idosos no transporte público. Segundo Rangel, pessoas que se enquadram deveriam buscar a renovação na Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT).

“Nós tomamos a decisão que não iremos renovar os cartões, nesse momento, nesses próximos dias, estamos suspendendo a renovação nos próximos 10 dias para diminuir a circulação de pessoas vulneráveis no centro da cidade”, cita o prefeito, justificando os cuidados a serem tomados a um dos grupos de risco: idosos acima de 60 anos.

Rangel explica que, caso uma pessoa precise sair de casa em situações de emergência, como ida aos postos de saúde e hospitais, deverá apresentar a carteira de identidade. “Isso vai trazer mais responsabilidade. Queremos evitar que essas pessoas se contaminem”, explica o administrador municipal.

Outra medida que irá impactar diretamente a vida do ponta-grossense é a revogação do decreto 17.360, que aumentava o horário do comércio em Ponta Grossa das 10h às 16h para às 9h às 17h. Publicado no dia dois de junho, Rangel afirma que o alto número de casos em um mesmo dia ajudará a prevenir futuras contaminações.

Quem também cita essa questão é o procurador geral. “Sempre frisamos, nas primeiras comunicações que tínhamos a intenção de progredir de maneira bastante responsável, faríamos o efeito sanfona. Com avanços graduais, retrocessos graduais. O decreto 17.360, que aumentou o horário do comércio, iremos revogar amanhã”, explana João Paulo.

Cabines de desinfecção nos terminais e em pontos de grande circulação da cidade serão adotadas pelo município nos próximos dias. Segundo o COE, a medida é indispensável em locais que tenham alto fluxo pela cidade. Ainda, haverá uma pesquisa do Ibope que fará um levantamento, paralelamente, os casos da Covid-19.

Mapeamento

Um dado citado por Marcelo Rangel chama a atenção: 90% dos infectados são de Uvaranas. Manjabosco explica que, com esses dados, “identificamos que temos um eixo, Uvaranas, Centro, Contorno que é a maior circulação de pessoas”. Para isso, o site da Prefeitura de Ponta Grossa irá dispor um mapa sobre o contágio nos bairros da cidade.

Esses dados permitirão ao Ponta Grossa, conforme complementa o prefeito e o secretário-adjunto da Saúde, que as pessoas possam identificar locais de contágio e tomar as medidas necessárias. Para isso, haverá mais testagens de pessoas de forma demográfica. O fechamento total do comércio ou lockdown, conclui Rangel, está descartado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE