Moradores tem até amanhã para pagar 1ª parcela do IPTU
Os moradores ou proprietários dos 139 mil imóveis urbanos existentes no município de Ponta Grossa têm até amanhã (10) para efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Vence, nesta terça-feira, o prazo para o pagamento à vista, com desconto de 20%, e também a primeira parcela para aqueles que optarem por pagar o imposto em até dez vezes.
Até hoje, somando os valores pagos em quota única e parcelado, a prefeitura espera arrecadar entre R$ 20 a R$ 25 milhões, segundo o Secretário de Gestão Financeira, Odailton Souza. Não há a previsão de prorrogação do pagamento, como ocorreu no ano passado. Essa estimativa corresponde a pouco mais de 50% do montante total previsto para ser arrecadado neste ano, de R$ 39,7 milhões. Mesmo que a arrecadação seja do valor mais baixo indicado, ela será maior que o arrecadado no ano passado, quando R$ 17,4 milhões pagos ao município. Não há, no entanto uma estimativa de quanto será arrecadado somente com o pagamento à vista e os valores arrecadados a prazo.
Em função da aproximação da data, hoje a praça de atendimento registrou um grande movimento de pessoas em busca de informações sobre o IPTU. Com o horário de atendimento estendido, das 8h às 18 horas, um total de 1,2 mil pessoas foram atendidas com este fim. Os assuntos mais buscados foram a revisão de valores, isenção e entrega do carnê. No sábado, quando houve plantão, 630 pessoas foram atendidas – ou seja, 180 além das 450 previstas.
Para quem quer obter a isenção ou protocolar revisão, tem um tempo a mais para se dirigir até a prefeitura. Enquanto a isenção pode ser protocolada até o final do ano (dia 31 de dezembro), a revisão poderá ser feita até 60 dias após o vencimento desta primeira parcela, ou seja, até o dia 8 de maio. Para quem for protocolar a revisão, segundo Odailton, a pessoa não precisa pagar previamente o imposto, já que, após protocolar, a prefeitura fará a análise e, seja a favor do contribuinte ou não, o departamento entra em contato para a pessoa retirar o novo boleto. Após essa retirada, o contribuinte terá mais 60 dias para efetuar o pagamento.
Informações do Jornal da Manhã.





















