Moradores tem até amanhã para pagar 1ª parcela do IPTU | aRede
PUBLICIDADE

Moradores tem até amanhã para pagar 1ª parcela do IPTU

VÍDEO
| Autor: Rodrigo de Souza

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os moradores ou proprietários dos 139 mil imóveis urbanos existentes no município de Ponta Grossa têm até amanhã (10) para efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Vence, nesta terça-feira, o prazo para o pagamento à vista, com desconto de 20%, e também a primeira parcela para aqueles que optarem por pagar o imposto em até dez vezes.

Até hoje, somando os valores pagos em quota única e parcelado, a prefeitura espera arrecadar entre R$ 20 a R$ 25 milhões, segundo o Secretário de Gestão Financeira, Odailton Souza. Não há a previsão de prorrogação do pagamento, como ocorreu no ano passado. Essa estimativa corresponde a pouco mais de 50% do montante total previsto para ser arrecadado neste ano, de R$ 39,7 milhões. Mesmo que a arrecadação seja do valor mais baixo indicado, ela será maior que o arrecadado no ano passado, quando R$ 17,4 milhões pagos ao município. Não há, no entanto uma estimativa de quanto será arrecadado somente com o pagamento à vista e os valores arrecadados a prazo.

Em função da aproximação da data, hoje a praça de atendimento registrou um grande movimento de pessoas em busca de informações sobre o IPTU. Com o horário de atendimento estendido, das 8h às 18 horas, um total de 1,2 mil pessoas foram atendidas com este fim. Os assuntos mais buscados foram a revisão de valores, isenção e entrega do carnê. No sábado, quando houve plantão, 630 pessoas foram atendidas – ou seja, 180 além das 450 previstas.

Para quem quer obter a isenção ou protocolar revisão, tem um tempo a mais para se dirigir até a prefeitura. Enquanto a isenção pode ser protocolada até o final do ano (dia 31 de dezembro), a revisão poderá ser feita até 60 dias após o vencimento desta primeira parcela, ou seja, até o dia 8 de maio. Para quem for protocolar a revisão, segundo Odailton, a pessoa não precisa pagar previamente o imposto, já que, após protocolar, a prefeitura fará a análise e, seja a favor do contribuinte ou não, o departamento entra em contato para a pessoa retirar o novo boleto. Após essa retirada, o contribuinte terá mais 60 dias para efetuar o pagamento.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right