Grupo Philus investe em novos projetos inovadores em PG
Diversas empresas fazem parte do grupo, que segue ampliando seus negócios no município na área industrial e de serviços, com a diversificação e investimentos em inovação
Publicado: 16/10/2025, 16:27

Uma das maiores empresas que atua em Ponta Grossa é o Grupo Philus. Nascida em 1988 como ‘Philus Engenharia’, hoje o Grupo é um conglomerado de empresas à qual pertencem a própria Philus Engenharia, a Ponta Grossa Ambiental (PGA), a Zero Resíduos, o CTR Vila Velha, a OrganoZero e a Philus Produtos Sustentáveis. Juntas, essas empresas geram cerca de 800 empregos diretos e aproximadamente 1,4 mil empregos indiretos.
A inovação faz parte de todo o desenvolvimento da empresa no município, detalha Marcus Borsato, diretor de engenharia e inovação do Grupo Philus. “Começamos oferecendo serviços de automação industrial. Era um serviço bastante novo naquela época, existiam poucas indústrias automatizadas ainda no Brasil”, recorda.
Em 2004, o grupo fez a aquisição da empresa que prestava serviços de coleta de resíduos na cidade e foi criada a PGA. Como Ponta Grossa possui uma ampla área urbana é preciso muita inovação e tecnologia para maior eficiência. “Nós usamos algoritmos para otimizar essas rotas, porque temos que passar em praticamente todas as ruas. Todos os caminhões nossos são rastreados e cada um deles tem seis câmeras”, destaca.
GALERIA DE FOTOS
Além da PGA, o Grupo ainda tem a Zero Resíduos, focada no desenvolvimento de soluções ambientais, assim como inaugurou, em 2019, o Centro de Tratamento e Valorização de Resíduos, denominado ‘CTR Vila Velha’. E mais recentemente, foi inaugurada a empresa OrganoZero, a maior unidade de Compostagem dos Campos Gerais. “Esse ecossistema de resíduos que o nosso grupo empresarial construiu aqui em Ponta Grossa, visa justamente conseguir dar um atendimento completo, especialmente para as indústrias, para todos os tipos de resíduos”, informou. Outro investimento nesse âmbito é a Usina Termoelétrica a Biogás que recebe resíduos orgânicos coletados seletivamente e gera energia para os prédios da Prefeitura.
Outro projeto inovador é a Philus Produtos Sustentáveis, que produz copos e canudos de polipapel. E para finalizar, além de revelar a instalação de uma planta de biometano no CTR Vila Velha Borsato adiantou uma novidade, um projeto inovador. “Estamos em implantação de um processo inovador, com patente depositada já aqui no Brasil, e em mais 30 países, de um processo para tratamento de resíduos muito inovador”, finaliza.