Sebrae impulsiona o desenvolvimento do ecossistema local | aRede
PUBLICIDADE

Sebrae impulsiona o desenvolvimento do ecossistema local

Regional Centro do Sebrae incentiva a criação de negócios inovadores através de inúmeras iniciativas junto a empresas, instituições de ensino e ao Poder Público

Ponta Grossa está entre as dez cidades mais desenvolvidas nos Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs)
Ponta Grossa está entre as dez cidades mais desenvolvidas nos Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um dos principais atores do ecossistema de inovação de Ponta Grossa é o Sebrae. A Regional Centro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, sediada em Ponta Grossa, ao atender prefeituras, organizações e pequenos empreendedores, utiliza o tema transversal da inovação para conectar esses diversos setores no ecossistema, incentivando a criação de negócios inovadores ao trabalhar com políticas públicas, capacitando, oferecendo consultorias, sediando encontros, realizando palestras relacionadas ao tema, apoiando eventos de inovação, entre outras inúmeras atividades – incluindo o mapeamento e monitoramento dos ecossistemas de inovação. 

“Nós apoiamos os municípios no sentido de como implementar uma política pública de fomento à inovação, leis de incentivo, até mesmo de acesso a crédito. Então, trabalhamos com essa frente também diretamente junto às empresas: como elas podem melhorar o seu processo, se tornar mais efetivas, inovadoras, não só com consultorias e capacitações, mas com recursos como, por exemplo, o Sebraetec, que possuímos justamente para o fomento à tecnologia e à inovação”, detalha Suellen Pavanelo, gestora de projetos do Sebrae e gestora de inovação

VÍDEO
aRede.info
Confira a entrevista completa | Autor: aRede.info
 

Suellen ainda destaca a parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa na Estação Hub, que possui a primeira Sala do Empreendedor do Brasil voltada para negócios inovadores. “Para transformar a realidade do ecossistema como um todo, entendemos que temos que passar por processos também de maturidade, inclusive da cultura empreendedora. E para isso, precisamos trabalhar desde a base”, destaca.

O relatório que faz o acompanhamento dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) apoiados pelo Sebrae Paraná aponta que entre os 42 ELIs do Paraná, o de Ponta Grossa está entre os dez mais desenvolvidos, sendo um dos nove na fase de desenvolvimento. Apenas um ELI está considerado como ‘consolidado’, o de Curitiba. 

“Realmente Ponta Grossa tem se destacado. Pela questão da governança e do comprometimento de todos esses atores, percebemos que existe um ambiente bastante favorável aqui no sentido de política pública, que faz, desde as escolas, com ambientes que já fomentam isso, com que permitam despertar para a inovação, para a cultura empreendedora mesmo”, conclui Suellen, detalhando que a área que mais se destaca no ecossistema local é a do agro e de indústrias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right