Entenda a diferença entre Risco Psicossocial e Avaliação Psicossocial | aRede
PUBLICIDADE

Entenda a diferença entre Risco Psicossocial e Avaliação Psicossocial

Empresa paranaense referência em medicina e saúde do trabalho, Medvitae, explica quais são as diferenças, o que muda para 2026, e como as empresas podem garantir conformidade com a nova obrigatoriedade

CEO da MedVitae, Najet Saleh, reforça que a Avaliação Psicossocial é um exame individual, conduzido por psicólogos habilitados
CEO da MedVitae, Najet Saleh, reforça que a Avaliação Psicossocial é um exame individual, conduzido por psicólogos habilitados -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com as atualizações das normas de Segurança e Saúde no Trabalho, cresce a atenção das empresas para o tema dos riscos psicossociais e para a obrigatoriedade de sua inclusão no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

A partir de maio de 2026, a NR-1 passará a exigir que os fatores psicossociais sejam oficialmente identificados e controlados dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e é nesse contexto que surge a dúvida: afinal, qual a diferença entre Risco Psicossocial e Avaliação Psicossocial?

Quem explica é a engenheira ocupacional e CEO da MedVitae, Najet Saleh, especialista em segurança e saúde no trabalho.

Segundo ela, o risco psicossocial está ligado à organização do trabalho e aos fatores que podem causar estresse, ansiedade e sobrecarga emocional, como pressão por resultados, assédio moral, falta de apoio da liderança e problemas de comunicação.

“O fato de risco psicossocial é o perigo. Por isso nós precisamos usar um questionário validado internacionalmente e nacionalmente pelo Ministério do Trabalho para aplicar e reconhecer esse risco e trazê-lo para o PGR. Reconhecido isso, ele será incluído no PCMSO, e, como exame complementar, entra a avaliação psicossocial”, explica a especialista.

Najet reforça que a Avaliação Psicossocial é um exame individual, conduzido por psicólogos habilitados, voltado aos trabalhadores que exercem atividades de risco, como trabalho em altura, espaço confinado e operação de máquinas.

“O risco está no ambiente e na forma como o trabalho é organizado. Já a avaliação é uma análise clínica e psicológica do profissional que atua em condições de maior exigência emocional”, completa.

MedVitae orienta empresas na adequação à NR-1

Por fim, Najet reforça que compreender e aplicar corretamente esses conceitos é essencial para que as empresas cumpram as exigências da NR-1 e promovam ambientes de trabalho mais saudáveis.

Empresas interessadas em se adequar à nova norma podem contar com a equipe técnica da MedVitae para garantir conformidade, segurança e cuidado com a saúde mental dos colaboradores.

Interessados podem entrar em contato pelos telefones: (42) 9 9869-007 e (42) 9 9862-7022.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right