PUBLICIDADE

Experimentos em Reserva elucidam importância da água

Filtros caseiros foram confeccionados pelo 5º ano A da Escola Elvira Rosas em estudo aprofundado sobre este bem natural indispensável à vida no planeta

Ação prática mostrou aos alunos algumas características pertinentes deste recurso
Ação prática mostrou aos alunos algumas características pertinentes deste recurso -

Com o tema ‘Importância da água para os seres vivos e filtração da água’, a turma do 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, na comunidade de José Lacerda, município de Reserva, sob coordenação da professora Emelda Ione Naegeler de Souza, pôde desenvolver atividades e experiências interessantes sobre este bem natural tão precioso. A educadora relata o trabalho.

“Os seres vivos apresentam uma variedade muito grande de tamanho e forma, de hábitos e ambientes em que vivem. Apesar dessa diversidade, tem algo em comum: todos apresentam grande quantidade de água em sua composição. Pensando nisso, foram desenvolvidas as atividades ressaltando a importância da água, como ela é indispensável ao funcionamento de nosso organismo – e da maioria dos seres vivos. A água está presente em grande quantidade nos mais diversos seres existentes no meio ambiente, ou seja, ela é um bem comum”, aponta a docente.

Segundo Emelda, o consumo de água não para de aumentar no mundo decorrente do aumento populacional e, consequentemente, nas indústrias, setor agrícolas, entre outros. E, parte do que é próprio para o ser humano beber, está poluída, imprópria para ingestão – sendo esta uma ameaça real a qualidade da água, saúde e meio ambiente.

“Diante dessa triste realidade, os alunos realizaram, dentre outras atividades, uma experiência de filtração da água, para compreender melhor o processo de descontaminação da água em locais onde ainda não há o tratamento da mesma. Ressaltando que a filtração apenas torna a água mais limpa, não retira bactérias ou outros microrganismos. É preciso fervê-la para poder beber”, complementa a professora.

Por fim, a professora cita que “pela qualidade de vida e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os recursos hídricos. Pois se a água é tão importante para o ser humano, e para os demais seres vivos também, uma coisa é certa: sem água não há vida”.

Acesse o blog escolar da Escola Elvira Rosas clicando aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE VAMOS LER

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE