PUBLICIDADE

Aulas do Vamos Ler auxiliam no trabalho cívico em Ipiranga

Quarto ano A da Escola Rural de Avencal pôde visitar Câmara de Vereadores e Prefeitura após ter como base videoaulas do projeto sobre cargos eletivos municipais

Imagem ilustrativa da imagem Aulas do Vamos Ler auxiliam no trabalho cívico em Ipiranga
-

As videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital que abordam as funções dos vereadores e prefeitos foram base de uma ampla na disciplina de Geografia junto ao 4º ano A da Escola Rural Municipal de Avencal em Ipiranga. A professora Michele Denck comenta os aspectos do trabalho realizado no 2º trimestre que focava como conteúdo nos três poderes: Executivo, Judiciário e Executivo.

“Para este estudo, os alunos assistiram as aulas disponíveis pelo projeto Vamos Ler, através dos vídeos ‘Vereador: conheça as funções, como são eleitos e o que cobrar’, e ‘Prefeito: conheça suas obrigações e como funciona o cargo de gestor’. Após, os estudantes realizarem estudos direcionados sobre os três poderes, como são eleitos estes cargos em nosso país, nosso sistema de eleição – democracia”, aponta a educadora.

O tema pôde ser aprofundado de uma maneira valorosa, com a vista da turma à Câmara de Vereadores de Ipiranga, recepcionados pela vereadora Caroline Emanuelly Dalazoana e pelo diretor Alexsandro Devita. Segundo Michele, no local, alunos puderam tirar dúvidas com a legisladora, conhecendo os espaços da Câmara, além dos trabalhos executados.

“Os estudantes, junto às professoras e coordenadora Denise Correia, visitaram também o Poder Executivo, representado pela figura do prefeito Douglas Modesto. A secretária do Gabinete, Danieli Costa, apresentou o espaço da Prefeitura aos alunos, explicando qual a função de cada compartimento ou Secretarias. A turma do 4º ano A também levou uma carta produzida por cada estudante com o tema ‘Se eu fosse Prefeito, o que eu faria’”, complementa a professora.

Para fechar, a docente cita a importância das crianças se preparem para exercerem seu direito ao voto, conhecer a importância de cada poder, o sistema do político do país, tudo para ajudar na construção junto às eleições. “Cabe a nós, professores, convidá-los a refletir sobre como as escolhas individuais no processo eleitoral repercutem na vivência coletiva e coloca-los como protagonista do futuro do nosso país. A equipe da escola agradece a acolhida nos dois respectivos lugares, pois veio completar o conteúdo abordado durante este trimestre”, conclui Michele.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Avencal clicando aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE VAMOS LER

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE