PUBLICIDADE

Acipg e Sanepar debatem ampliação de rede de água e esgoto

Discussão busca atender demandas da construção civil que, atualmente, encontra dificuldades em estabelecer novos empreendimentos em regiões da cidade onde as tubulações da Sanepar não suportam determinadas construções

Construção civil demanda de ampliação da capacidade das redes de água e esgoto de Ponta Grossa
Construção civil demanda de ampliação da capacidade das redes de água e esgoto de Ponta Grossa -

O rápido e contínuo crescimento de Ponta Grossa implica em debates sobre o desenvolvimento do perímetro urbano do município. Nesse sentido, na tentativa de estabelecer um diálogo para atender as demandas urbanas e solucionar problemas de infraestrutura, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) se reuniu com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para debater questões relacionadas à infraestrutura urbana. O encontro, ocorrido na última quinta-feira (28), também teve a participação de membros do Conselho de Desenvolvimento de Ponta Grossa (CDEPG).

Conforme o responsável pela área de urbanismo dentro da Acipg, Fabiano Gravena, que integrou a reunião, a entidade ouviu, da Sanepar, qual é a programação de investimentos relacionados à expansão e melhorias da infraestrutura da rede de água e esgoto para os próximos anos. Isso não sugere uma tentativa de propor aumento da malha urbana, mas melhorias na infraestrutura já existente no perímetro, visto que em alguns pontos as tubulações não suportam e não permitem novas construções. “O que acontece é que a infraestrutura que existe, ela muitas vezes não atende. Então, precisa aumentar tanto as redes [de água e esgoto], quanto construir novas estações de tratamento de esgoto, para poder atender à demanda”, explica Fabiano Gravena.

O diretor da Acipg disse que, atualmente, o setor construção civil encontra certa dificuldade na aprovação de novos projetos por conta da rede de água e esgoto, que, por não suportar novas construções, faz o empreendedor arcar com a ampliação da infraestrutura da rede com custo elevado.

O objetivo a longo prazo é alinhar os potenciais novos empreendimentos da cidade com a ampliação da infraestrutura da Sanepar, para a companhia estabelecer um planejamento de crescimento da rede coerente com a realidade da construção civil. “Então se a Sanepar apresentar quais são os investimentos, vamos dizer [aos construtores], o que ela tem planejado para os próximos anos. O que pode facilitar a vinda de empreendimentos novos para a cidade”, disse.

Por fim, Gravena explica que esse debate não quer dizer que toda a infraestrutura da cidade esteja comprometida ou sobrecarregada, mas que depende da região. Ele ainda revelou que, na reunião, foi informado que a Sanepar está em fase de contratação de projetos de ampliações.

NOVA REUNIÃO - Uma nova reunião entre a Acipg, o CDEPG e a Sanepar está marcada para a próxima sexta-feira, na sede da Associação. Desta vez, o encontro também terá a presença de membros do Governo Municipal. A reportagem apurou que o presidente do Instituto de Planejamento de Ponta Grossa, Rafael Mansani, deverá ser convidado para integrar a discussão. Conforme relatou Fabiano Gravena, uma agenda de encontros contínuas deverá ser estabelecida para que todas as partes envolvidas na discussão sobre o desenvolvimento da cidade possam levar demandas e auxiliar no processo de sugestão de possíveis soluções para os problemas enfrentados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE