Ponta Grossa
‘Novatos’ destacam expectativa para legislar na Câmara de PG
No pleito ocorrido em outubro, a população de Ponta Grossa elegeu três novos vereadores que terão a primeira experiência dentro da política municipal
Kadu Mendes | 29 de novembro de 2024 - 01:00
Entre os 19 vereadores eleitos no pleito ocorrido neste ano, em Ponta Grossa, três figuram como novidades na política municipal. Enfermeira Marisleidy (PMB), Fábio Silva (Republicanos) e Teka dos Animais (União Brasil) terão a primeira experiência em um cargo eletivo. Os três novos parlamentares, que assumirão a legislatura a partir de 2025, destacaram, ao Portal aRede, a expectativa para o mandato.
Enfermeira Marisleidy, eleita por média com 1.352 votos, terá como prioridade propor projetos voltados a melhorias diretas nos serviços de saúde, incluindo nas condições de trabalho dos profissionais que atuam na área. Ela também buscará facilitar a relação entre a Unidade Básica de Saúde e os cuidados preventivos e orientações para a comunidade. “Quero incentivar também programas de saúde preventiva para a nossa população, apoiar a saúde mental, que hoje a população encontra dificuldade de atendimento na voltada para a saúde mental”, disse. Marisleidy ainda se propõe a ouvir a comunidade e suas necessidades. “Então como é o conhecimento prático somado à gestão, certamente vamos ter resultados positivos para a saúde da nossa cidade”, destacou a vereadora eleita ao lembrar que atua como enfermeira há 23 anos.
Fábio Silva se elegeu por média com 1.977 votos. Ele é um líder comunitário da região do Rio Verde, no bairro Neves, e pautará sua atuação nos interesses populares da comunidade ponta-grossense. Ele destaca que pretende trabalhar “do bairro para o Centro”. Durante a legislatura, Silva esperar atender questões de saúde mental, acessibilidade e apoio a dependentes químicos. “Há nove anos Deus me resgatou das ruas, eu era dependente químico. Quero atuar em prol das famílias que querem que seus entes larguem do vício”, reforça Fábio. O vereador eleito ainda destaca que trabalhará para fazer com que a infraestrutura pública seja ampliada nas vilas da região do Neves. “Chegando a infraestrutura melhora a qualidade de vida da população”, finalizou.
Teka dos Animais também foi eleita por média, com 1.991 votos. “Acredito que meu mandato será de muita entrega e trabalho conjunto. Me sinto honrada, orgulhosa e também com uma responsabilidade muito grande”, ponderou. Ela tem como uma das principais propostas o incentivo à castração, apontada por ela como medida necessária para reduzir a superpopulação de animais, o abandono e os maus-tratos. Outra pauta que Teka dos Animais pretende trazer para discussão é a oferta de atendimento público veterinário no município. Conforme a vereadora eleita, por mais que desejem, nem sempre pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social têm condições financeiras de oferecer atendimento de saúde para seus animais. “Essa é uma luta de muitos anos. Precisamos de um atendimento público veterinário”, afirmou.