Ponta Grossa
Ponta Grossa irá se filiar à AMP para ampliar atuação na entidade
Câmara Municipal aprovou projeto do Executivo que solicitava autorização para filiação à Associação dos Municípios do Paraná
Kadu Mendes | 03 de dezembro de 2024 - 03:00
Por unanimidade de votos e em primeira discussão, a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (2), o Projeto de Lei nº. 270/2024, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a se filiar à Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Com a celebração do termo de filiação, a Prefeitura terá que fazer o repasse mensal de R$ 7,3 mil para a entidade, a título de contribuição.
A Associação dos Municípios do Paraná, fundada em 20 de agosto de 1964, é uma entidade de utilidade pública e congrega os 399 municípios do estado. A AMP é a principal representante dos interesses das cidades paranaenses perante as demais esferas do Poder Estadual e Federal. Além disso, a entidade também oferece serviços de consultoria e assessoria nas áreas jurídica e tributária, bem como fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.
Até o momento, Ponta Grossa atuava como município convidado e não tinha filiação oficial como ente contributivo para a manutenção da AMP. Essa situação coloca Ponta Grossa em desvantagem perante os demais municípios associados formalmente na medida em que fica impedido de tomar decisões na entidade, bem como, de participar dos órgãos gestores.