Rangel, as alianças do governo e candidatura à reeleição

As eleições municipais que se avizinham também serão uma prova de fogo às alianças político-partidárias costuradas pelo governo Marcelo Rangel desde o início de seu mandato em janeiro de 2013.

A fotografia deste momento indica que o prefeito é um nome forte à reeleição. Por diversos fatores. Primeiro porque ele está no poder e, já faz alguns meses, imprime acelerado ritmo de campanha, com os pés fincados nas ruas, junto à população/eleitores, quase que diariamente. Segundo porque o desempenho de governo, considerando o cenário de crise instalado na grande maioria das prefeituras deste Brasil afora, ainda é considerado por muitos como satisfatório. Rangel vem pagando dívidas, trouxe indústrias, tem avançado no plano de obras e mantém-se imune às denúncias de corrupção e imoralidade no trato da coisa pública.

Mas o terceiro e talvez mais relevante fator que faz de Rangel, neste momento, um forte candidato à reeleição são exatamente as alianças de governo. E agora, faltando um ano para próximas eleições municipais, o grande desafio dele é justamente transformar essas alianças de governo numa ampla composição de apoio à sua candidatura. Uma tarefa, diga-se de passagem, nada fácil. Fazer e manter alianças quando se está no poder não é tão prazeroso em meio a um cenário eleitoral, onde todos medem forças justamente para assumir esse poder.

Atualmente, o governo Rangel é aliado do governo Beto Richa (PSDB). Debaixo deste chapéu, estão, em tese, outros aliados. Caso de Ratinho Júnior (PSC), que hoje comanda a Sedu, uma das principais secretarias de Beto, mas que ao longo dos últimos anos vem ganhando luz própria, despontando como uma das novas e mais expressivas lideranças políticas do Paraná. Desde já Ratinho busca trilhar o seu próprio caminho, que pode ou não ser convergente com os planos do atual governador.

E isso tem tudo a ver com a candidatura de Rangel. Aqui em Ponta Grossa, o PSC de Ratinho integra o governo municipal, ocupando a pasta de Meio Ambiente, com Valdenor Cenoura. Mas protagonizou talvez o mais relevante acontecimento deste período pré-eleitoral: a filiação do ex-prefeito Jocelito Canto, que estaria em plenas condições jurídicas de ser candidato já em 2016. Jocelito, que é apresentador da Rede Massa, de Ratinho, e levou junto para o PSC uma de suas filhas, que, dependendo do que ocorrer, pode ser candidata a vereadora ou vice-prefeita. Tudo vai depender...

No caso de Rangel, a força de sua candidatura, portanto, depende em grande parte da preservação desta parceria entre Ratinho e Beto Richa. Nesta aliança, quem sabe Jocelito deixa de ser candidato, e cava uma vaga de vice para a sua filha. Mas considerando o fato de um eventual rompimento entre Ratinho e Beto – em política tudo pode acontecer – a situação de Rangel se complica. Ele teria que optar entre os dois grupos. Optando por Ratinho, neutralizaria Jocelito, mas perderia o apoio de Beto e todo o seu grupo.  Ficando com o governador, abriria espaço para a candidatura de Jocelito, que aparece estourado em todas as sondagens eleitorais em que seu nome é incluso.

Outro nome importante a ser considerado nestas alianças é o do deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM). Neste momento, por conta da proximidade com Beto Richa, Plauto ainda está alinhado com o governo Rangel, apesar de ter perdido quase todo espaço que tinha na administração. O DEM perdeu as secretarias de Planejamento (João Ney Marçal), Indústrias e Comércio (Álvaro Scheffer) e mais recentemente a Agência do Trabalhador (Vitor Hugo). Mesmo assim, Plauto não rompeu com o governo. Mas também não titubeou em traçar o seu próprio projeto político para 2016, lapidando nomes com o de João Ney, Álvaro Scheffer e do presidente da Câmara, Sebastião Mainardes. São nomes que estão sendo colocados no tabuleiro e que, se necessários, podem ser convocados.

Além dos companheiros de partido, Plauto é muito ligado ao núcleo tucano de Ponta Grossa. Próximo a ele estão o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho. Então, se amanhã ou depois Beto Richa e Ratinho Junior trilharem caminhos opostos, e Rangel não ficar com o governador, o que impede Plauto de lançar um candidato a prefeito pelo DEM ou apoiar um nome do PSDB? Plauto sempre foi e continua sendo uma força de grande poder de decisão nas eleições em Ponta Grossa. Manter essa aliança é outro grande desafio de Rangel, caso queira permanecer no Palácio da Ronda.

Voltaremos ao tema...

Confira o seu horóscopo para este domingo (18/08)

Confira o seu horóscopo para este domingo (18/08)...

Projeto Puma II recebe aporte de R$ 288 milhões

Projeto Puma II recebe aporte de R$ 288 milhões...

CHARGE DA EDIÇÃO DESTE FIM DE SEMANA (17, 18 E 19/08/2019) DO JM

CHARGE DA EDIÇÃO DESTE FIM DE SEMANA (17, 18 E 19/08/2019) DO JM...

Música eletrônica ganha força e eventos se multiplicam em PG

Música eletrônica ganha força e eventos se multiplicam em PG...

Capa da edição deste sábado (17/08/2019) do JM

Capa da edição deste sábado (17/08/2019) do JM...

Acipg realiza último sorteio da campanha Amores

Acipg realiza último sorteio da campanha Amores...

O valor do ensino integral

O valor do ensino integral...

Julgamento da raça holandesa marca último dia do Agroleite

Julgamento da raça holandesa marca último dia do Agroleite...

Prefeitura de PG anuncia selecionados para intercâmbio

Prefeitura de PG anuncia selecionados para intercâmbio...

Restauro de livros na UEPG traz trabalho a presos

Restauro de livros na UEPG traz trabalho a presos...

Com ritmo forte música eletrônica vai balançar PG

Com ritmo forte música eletrônica vai balançar PG...

‘Capora’ vive para frustrar atividades de caçadores

‘Capora’ vive para frustrar atividades de caçadores...

Tite convoca a Seleção para amistosos de setembro

Tite convoca a Seleção para amistosos de setembro...

Creas organiza passeios em pontos turísticos

Creas organiza passeios em pontos turísticos...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS