Bom Dia Astral
A importância da AMCG no fortalecimento dos municípios
Mario Martins | 05 de fevereiro de 2026 - 01:18
Ao assumir a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), hoje (5), o prefeito Gerson Nunes, de Sengés, tem como principal bandeira o desenvolvimento socioeconômico regional e sempre atuar em defesa dos interesses dos municípios. A região é próspera, com enormes potencialidades no agronegócio e em plena expansão industrial. Tem localização privilegiada, sendo cortada por importantes corredores da riqueza como as BRs-376, 373, 277, 153 e a PR-151.
O progresso tem livre trânsito nos Campos Gerais. No entanto, o avanço de alguns setores e a efetivação de importantes projetos colocarão a região num patamar muito acima do atual. Está na hora de pensar na integração do transporte para facilitar a vida de trabalhadores e estudantes. Assim como existe o Consórcio de Saúde, é necessário discutir a aplicabilidade de um Consórcio de Segurança, elevando a tranquilidade da população e reduzindo o campo de atuação dos bandidos.
A Associação dos Municípios atua fundamentalmente para o fortalecimento da gestão pública, promovendo a união entre cidades para defender interesses comuns, otimizar recursos e impulsionar o desenvolvimento regional. A entidade facilita a cooperação intermunicipal, a representatividade política, a capacitação de gestores e o desenvolvimento de soluções conjuntas para problemas estruturais, sociais e econômicos.
A AMCG atua junto aos governos estadual e federal para defender os interesses dos municípios associados, fortalecendo-os do que individualmente. Tam promovem a união intermunicipal para resolver problemas comuns, como infraestrutura, saúde e educação, superando as limitações financeiras e administrativas de cada prefeitura.
Em outro extremo, a AMCG permite o compartilhamento de equipamentos, serviços e conhecimento técnico, gerando maior eficiência na administração pública. Igualmente oferece cursos, palestras e consultoria para capacitar os associados e melhorar a gestão, além de auxiliar na criação de políticas locais. A Associação fomenta o desenvolvimento local, articulando com a sociedade organizada para criar parcerias, aumentar a competitividade e a geração de emprego e renda.
Os municípios da região têm grande participação na geração de riquezas para a economia do Paraná. Do Valor Adicionado (VA) de R$ 572,79 bilhões em riquezas geradas em todo o Estado no ano de 2023, os 31 municípios da região geraram R$ 70,16 bilhões, equivalendo a 12,25% de todas as riquezas do Paraná. Essa participação sobe para a casa dos 14% ao observar ambos os setores que mais têm força na economia regional: o agronegócio e a indústria. Os números foram divulgados no ano passado.