PMDB discute aliança com grupo de Aliel e Pauliki

O PMDB trabalha no sentido de consolidar uma parceria com a Rede, do deputado federal Aliel Machado, e o PDT do deputado estadual Márcio Pauliki, na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa no ano que vem. Foi o que disse ontem o vice-presidente do Diretório Municipal do PMDB, ex-vereador e empresário Edilson Fogaça.
Segundo ele, o partido em Ponta Grossa irá seguir à risca a recomendação da executiva estadual de ter candidatura própria a prefeito ou indicar um nome para o cargo de vice numa eventual aliança majoritária. A opção pelo composição com o grupo de Aliel e Pauliki seria uma questão de “afinidade”. E considera também o cenário eleitoral que se desenha na cidade. Neste cenário, o grupo encabeçado por Aliel e Pauliki, do qual deve sair um único candidato a prefeito, rivalizaria principalmente com a candidatura à reeleição do prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Pela parceria que possui com o governo do Estado, comandado pelo tucano Beto Richa, Rangel e seus estrategistas dão como certa a aliança com o PSDB, apesar do rompimento do governo municipal com o vereador Daniel Milla, único tucano com mandato em Ponta Grossa. E apesar também de o presidente do diretório municipal do PSDB, secretário estadual (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) João Carlos Gomes, ter dito publicamente, ontem, que referenda a posicionamento anunciado por Milla, em favor de uma candidatura própria do partido ao Palácio da Ronda.

Mas como hoje o governo Rangel mantém uma parceria com o governo Richa, aos olhos das lideranças do PMDB de Ponta Grossa, o atual prefeito buscará sim a reeleição com o apoio do PSDB. E justamente por esse motivo, Edilson Fogaça é categórico ao dizer que o PMDB sequer cogita a possibilidade de discutir uma aliança com Rangel, optando em compor com o grupo de Aliel e Pauliki. Fogaça cita uma instrução normativa do Diretório Estadual do PMDB que proíbe as executivas municipais de fazerem alianças com o PSDB e aliados.

Neste sentido, a parceria de Rangel com os tucanos parece complicada. O prefeito quer o apoio de Richa e da estrutura do governo estadual para buscar a reeleição. Mas não aceita compor com o único vereador do partido. E, por conta desta postura em favor da aliança com o PSDB, agora acaba por afastar outros partidos, como o PMDB. Não é possível ganhar sempre...

E Otto Cunha?
De acordo com Fogaça, essa opção por buscar uma parceria com o grupo de Aliel e Pauliki é compartilhada por “98% do diretório municipal”. Questionado sobre a filiação recente do ex-prefeito Otto Cunha, pai do presidente da Fundação Municipal do Esporte, Leopoldo Cunha, Fogaça afirma que isso nem de longe significa uma aproximação ou compromisso com o governo Rangel. A ida de Otto para o PMDB teria a ver com o seu histórico com o partido e o desejo de voltar a participar da vida pública.

Assim como Otto, várias outras figuras de peso engrossam as fileiras peemedebistas em Ponta Grossa. Muitos estão dispostos encarar os desafios lançados pelo partido. Para Fogaça, o momento, agora, é de dialogar. Porém, com um norte bem definido: o de fortalecer a parceria com Aliel e Pauliki.

Abafadonas...

*** Não foi apenas o presidente do diretório municipal do PSDB e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que referendou o posicionamento do vereador Daniel Milla em favor de uma candidatura própria da legenda para a Prefeitura de Ponta Grossa. Em visita à Redação do JM, ontem à tarde, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, liderança importante do ninho tucano, também respaldou a postura de Milla, inclusive apoiando a sua pré-candidatura ao Palácio da Ronda.

***Quem também quer estar no páreo pelo comando da Prefeitura de Ponta Grossa no ano que vem é o vereador George Luiz Oliveira, do PMN. Vereador de vários mandatos, George já preparou o filho para uma eventual sucessão à uma vaga na Câmara. E com isso, o parlamentar, que, já faz algum tempo, está com relações rompidas com o governo municipal, voltaria a se encontrar com Rangel, desta vez no ringue eleitoral de 2016.

***Por falar em encontro, a agenda atribulada do prefeito Marcelo Rangel, que está em ritmo de campanha e circula quase que diariamente pelos bairros, começa a gerar alguns efeitos colaterais. Há mais de um mês, gente da alta cúpula do Legislativo Municipal tenta agendar uma audiência com o chefe do Executivo, para tratar de assuntos de interesse de ambos os poderes, porém, sem êxito. Motivo: a agenda do prefeito está muito cheia! “O homem não para”, defendem assessores.

Eloir Rodrigues
eloir@jmnews.com.br

Confira o seu horóscopo para este domingo (26/05)

Confira o seu horóscopo para este domingo (26/05)...

Mais presídios e penas rigorosas

Mais presídios e penas rigorosas...

PG gera mais de mil vagas de emprego no quadrimestre

PG gera mais de mil vagas de emprego no quadrimestre...

Algumas considerações sobre alienação parental

Algumas considerações sobre alienação parental...

Charge da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM

Charge da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM...

Rangel envia à Câmara projeto para assumir bilhetagem

Rangel envia à Câmara projeto para assumir bilhetagem...

Justiça Eleitoral cancela quase 4,4 mil títulos em Ponta Grossa

Justiça Eleitoral cancela quase 4,4 mil títulos em Ponta Grossa...

Capa da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM

Capa da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM...

Aliel participa de seminário sobre Previdência no Sindserv

Aliel participa de seminário sobre Previdência no Sindserv...

Fim de semana será de atos pró-Bolsonaro em PG

Fim de semana será de atos pró-Bolsonaro em PG...

Vialaser inaugura loja no Palladium Ponta Grossa

Vialaser inaugura loja no Palladium Ponta Grossa...

Receita Federal realiza leilão de veículos apreendidos

Receita Federal realiza leilão de veículos apreendidos...

PG recebe Dia D do Feirão do Imposto neste sábado

PG recebe Dia D do Feirão do Imposto neste sábado...

Obras interrompem abastecimento de água em PG

Obras interrompem abastecimento de água em PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS