Os mais cotados para a vice de Marcelo Rangel

A lista de possíveis nomes para ocupar a candidatura de vice na chapa encabeçada pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS) nas próximas eleições municipais não para de crescer. Ao longo os últimos anos, o grupo que comanda o Palácio da Ronda abriu o leque de alianças partidárias de maneira ampla e irrestrita. De tal forma que o número de partidos que participam ou apoiam o governo municipais é bastante expressivo.

Ainda que a aliança de governo inclua um número maior de partidos, hoje é possível dizer que pelo menos cinco legendas estão na briga pela indicação do candidato ou candidata a vice de Rangel: o PSC do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Ratinho Júnior; o PSDB do governador Beto Richa; o DEM do deputado estadual Plauto Miró Guimarães; o PSD do atual vice-prefeito Zeca Raad; e o PSB da secretária municipal de Administração e Negócios Jurídicos, Elisabeth Schmitd.

Cada um desses partidos possui nomes em potencial para a cobiçada vaga de vice. E todos eles oferecem, individualmente, capacidade de agregar valor – em todos os sentidos – à campanha pela reeleição do alcaide. Caberá a Rangel decidir qual a melhor opção. O prefeito terá que avaliar não apenas o que pode ganhar, mas principalmente tudo o que tem a perder com a sua escolha. É natural que aqueles que forem descartados ficarão à vontade para seguir sozinhos ou mesmo se entrincheirar em grupos de aposição ao próprio Rangel.

Na entrevista que concedeu ao JM na sexta-feira passada e que o jornal publica hoje, o comandante estadual do PSC, Ratinho Júnior, é categórico: “Posso dizer que a nossa linha é por candidatura própria ou uma parceria com o trabalho do prefeito Marcelo Rangel, que eu acho que tem conseguido, mesmo com esta crise toda, fazer um bom trabalho”. Ou seja, ele confirma aquilo que todos já imaginam: o PSC apoia Rangel, indicando Mabel Canto, para vice; ou vai sozinho, lançando a candidatura de Jocelito Canto a prefeito.

Ao que tudo indica, o atual prefeito tem uma preferência pessoal pela aliança com o PSC na disputa à reeleição. Mas muitos outros fatores o deixam pensativo. Se o PSC tem a densidade eleitoral de Ratinho e Jocelito, o PSDB, por exemplo, tem a força da máquina pública estadual. É o partido do governador e também tem soldados prontos para entrar em cena, seja na indicação de vice de Rangel ou para uma candidatura a prefeito. O atual presidente do diretório municipal tucano, João Carlos Gomes, tem condições de jogar nas duas posições. E o vereador Daniel Milla, que está rompido com Rangel, até lançou pré-candidatura a prefeito.

Já o DEM, do deputado Plauto, e que teve peso decisivo nas últimas eleições municipais, também demonstra interesse em participar da disputa majoritária. Três nomes vem sendo lapidados: o do ex-secretário municipal de Planejamento, João Ney Marçal; o do presidente da Câmara, vereador Sebastião Mainardes; e o do empresário Álvaro Scheffer. Todos reúnem condições de ser vice de Rangel. Ao tempo em que cresce dentro do DEM a corrente em favor de uma candidatura própria a prefeito.

E Marcelo Rangel ainda tem um pressão caseira, que vem do PSD, partido do atual vice-prefeito Zeca Raad. O PSC sentem-se no seu direito legítimo de reivindicar a repetição da dobradinha com o PPS que resultou na eleição de Rangel em 2012. Hoje, além do próprio Dr. Zeca, outro nome forte e que vem ganhando expressiva densidade eleitoral devido ao trabalho à frente do SOS (Serviço de Obras Sociais), é o do vereador Júlio Kuller.

Por fim, outra demanda caseira vem do PSB, que há pouco tempo passou a integrar o governo municipal com Elisabeth Schmitd. Ela própria, quando aceitou o convite para participar da administração, deixou claro a Rangel que não estava assumindo nenhum compromisso com as próximas eleições. Hoje, portanto, ela tem total liberdade tanto para compor com o PPS, assumindo a vaga de vice, ou trilhar por um caminho independente.

Opções, portanto, não faltam para o grupo de Rangel. Muito querem a vaga de vice, ao mesmo tempo em que também engatilham seu plano “B” para o caso de serem refugados na composição majoritária. O grupo de Aliel Machado (Rede) e de Márcio Pauliki (PDT), estrategicamente, apenas assiste a tudo de camarote, apostando na lei do menor esforço. Acredita na tese de que a ampla aliança de governo construída hoje por Rangel amanhã, quando tiver que decidir sobre as alianças de campanha, passarão a ser o maior trunfo da oposição...

Abafadonas...

***A coisa complicou pro lado do deputado federal Nelson Meurer (PP). De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a Procuradoria Geral da República denunciou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o deputado e seus filhos Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer. Segundo a reportagem, “o parlamentar foi denunciado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro”.

***Conforme a denúncia, Nelson Meurer seria um dos líderes do PP no esquema de corrupção da Petrobrás, tendo recebido R$ 500 mil como propina para sua campanha de 2010. Os relatórios da Polícia Federal sobre o caso também mostram que durante grande parte da gestão de Paulo Roberto Costa na Petrobrás, Meurer recebeu propina oriunda de contratos da diretoria de abastecimento.

Eloir Rodrigues
eloir@jmnews.com.br

 

Confira o seu horóscopo para este domingo (26/05)

Confira o seu horóscopo para este domingo (26/05)...

Mais presídios e penas rigorosas

Mais presídios e penas rigorosas...

PG gera mais de mil vagas de emprego no quadrimestre

PG gera mais de mil vagas de emprego no quadrimestre...

Algumas considerações sobre alienação parental

Algumas considerações sobre alienação parental...

Charge da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM

Charge da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM...

Rangel envia à Câmara projeto para assumir bilhetagem

Rangel envia à Câmara projeto para assumir bilhetagem...

Justiça Eleitoral cancela quase 4,4 mil títulos em Ponta Grossa

Justiça Eleitoral cancela quase 4,4 mil títulos em Ponta Grossa...

Capa da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM

Capa da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM...

Aliel participa de seminário sobre Previdência no Sindserv

Aliel participa de seminário sobre Previdência no Sindserv...

Fim de semana será de atos pró-Bolsonaro em PG

Fim de semana será de atos pró-Bolsonaro em PG...

Vialaser inaugura loja no Palladium Ponta Grossa

Vialaser inaugura loja no Palladium Ponta Grossa...

Receita Federal realiza leilão de veículos apreendidos

Receita Federal realiza leilão de veículos apreendidos...

PG recebe Dia D do Feirão do Imposto neste sábado

PG recebe Dia D do Feirão do Imposto neste sábado...

Obras interrompem abastecimento de água em PG

Obras interrompem abastecimento de água em PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS