A jogada de mestre do ex-prefeito Jocelito Canto

Não é por acaso que outrora o ex-prefeito Jocelito Canto era chamado pelo jornalista e blogueiro Adail Inglês como “animal estranho” da política ponta-grossense. Até o momento, Jocelito é o protagonista daquela que, certamente, pode ser considerada a melhor jogada no tabuleiro das eleições municipais do ano que vem.

Às vésperas do fim do prazo para as filiações partidárias com vistas à participação no próximo pleito, no final do mês passado, o radialista e apresentador de televisão concretizou três interessantes movimentações de peças no tabuleiro: 1) filiou uma de suas filhas, a Joce Canto, no PDT, do deputado estadual e pré-candidato a prefeito Márcio Pauliki; 2) filiou outra filha, a Mabel Canto, no PSC de seu patrão, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior - da família Massa, a quem pertence a Rede Massa; 3) ele próprio filiou-se ao PSC, reunindo todas as condições – jurídicas e partidária – para se candidatar a cargo eletivo.

Do ponto de vista da articulação política, a jogada de Jocelito foi genial. Neste momento, ele é quem dá as cartas. O ex-prefeito criou um cenário que, independente de qual seja a movimentação de outras peças no tabuleiro, ele sempre terá um caminho a seguir e com a vantagem de ter um coringa na manga.

Ao filiar Joce Canto no PDT, Jocelito muito provavelmente imaginou a possibilidade de apoiar a candidatura do deputado federal e seu afilhado político, Aliel Machado (Rede) a prefeito de Ponta Grossa. Nessa jogada, o ex-prefeito, radialista e apresentador, que continua dono de um expressivo potencial eleitoral, indicaria a filha para ocupar a vaga de vice de Aliel, considerando, claro, a aliança que vem sendo desenhada entre a Rede de Aliel e o PDT de Pauliki. E neste cenário, Jocelito ainda poderia apostar na candidatura de Mabel Canto a vereadora pelo PSC, enquanto ele continuaria no rádio e na televisão, preparando-se, quem sabe, para outros desafios políticos no futuro.

O plano “A”?
Ao mesmo tempo, entretanto, Jocelito deixou o outro pé muito, mas muito bem ficando, na possibilidade de uma aliança do PSC com o PPS, dentro de um projeto de reeleição do prefeito Marcelo Rangel. Com a filiação de Mabel Canto no partido de Ratinho Júnior, a filha de Jocelito passou a ser a favorita para preencher à concorrida vaga de vice de Marcelo.

Talvez esta seja a principal aposta de Jocelito, considerando a proximidade que o atual prefeito e candidato à reeleição possui com Ratinho e o interesse, de ambos, de estarem juntos nas próximas eleições municipais. Ratinho Júnior, desde já, é apontado com um dos favoritos na disputa pelo governo do Estado em 2018. Por isso, irá se empenhar para construir uma base política forte nas principais cidades paranaenses e, ao que tudo indica, acredita na reeleição de Rangel.

Mas, e se Aliel não for candidato a prefeito e Joce Canto ficar sem a vaga de candidata a vice? E se Rangel ceder às pressões dos diversos outros partidos que exigem a vaga de vice para apoiar sua reeleição, e Mabel também for descartada para a disputa majoritária? Daí Jocelito ainda pode tirar da manga o seu coringa: ele próprio!

É evidente que o PSC só caminhará com Rangel nas próximas eleições, se tiver a vaga de vice, com a indicação de Mabel. Se Rangel não aceitar essa condição, é natural que o PSC sinta-se à vontade para lançar candidatura própria a prefeito, apostando todas as suas fichas no nome de Jocelito, que além de tudo aparece muito bem colocando nas sondagens eleitorais.

Portanto, Jocelito está preparado para jogar em qualquer posição. À direita ou à esquerda... Como soldado ou comandante... Fora ou dentro de campo... Para ele, o que importa é estar no jogo, e em boas condições de ganhar a partida!

Abafadonas...

***O anúncio de cortes e unificação de secretariais na Prefeitura de Ponta Grossa está deixando gente do alto escalão do governo Marcelo Rangel de cabelo em pé. Existe a expectativa de que até a próxima semana o alcaide anuncie a lista dos degolados na administração. Dentre os vereadores já rola inclusive um bolão de apostas acerca dos nomes dos comissionados que serão demitidos. O governo, de outro lado, trabalha para que a reforma e os cortes de despesas gerem o menor desgaste político possível. Difícil... Muito difícil!

***O ex-prefeito de Piraí do Sul, Antônio El Achkar, o Toto, pode ficar impedido de disputar as próximas eleições municipais. Na segunda-feira, os vereadores irão votar parecer do Tribunal de Contas do Paraná que rejeitou as contas do exercício financeiro de 2011 do ex-prefeito. Como o atual prefeito, Valentin Milleo, tem a maioria da Câmara, a manutenção do parecer do TC pela Câmara é dada como certa. Com isso, Tim Milleo ficaria com o caminho livre para disputar a reeleição em Piraí. Toto seria o seu principal adversário...

Confira o seu horóscopo para este domingo (18/08)

Confira o seu horóscopo para este domingo (18/08)...

Projeto Puma II recebe aporte de R$ 288 milhões

Projeto Puma II recebe aporte de R$ 288 milhões...

CHARGE DA EDIÇÃO DESTE FIM DE SEMANA (17, 18 E 19/08/2019) DO JM

CHARGE DA EDIÇÃO DESTE FIM DE SEMANA (17, 18 E 19/08/2019) DO JM...

Música eletrônica ganha força e eventos se multiplicam em PG

Música eletrônica ganha força e eventos se multiplicam em PG...

Capa da edição deste sábado (17/08/2019) do JM

Capa da edição deste sábado (17/08/2019) do JM...

Acipg realiza último sorteio da campanha Amores

Acipg realiza último sorteio da campanha Amores...

O valor do ensino integral

O valor do ensino integral...

Julgamento da raça holandesa marca último dia do Agroleite

Julgamento da raça holandesa marca último dia do Agroleite...

Prefeitura de PG anuncia selecionados para intercâmbio

Prefeitura de PG anuncia selecionados para intercâmbio...

Restauro de livros na UEPG traz trabalho a presos

Restauro de livros na UEPG traz trabalho a presos...

Com ritmo forte música eletrônica vai balançar PG

Com ritmo forte música eletrônica vai balançar PG...

‘Capora’ vive para frustrar atividades de caçadores

‘Capora’ vive para frustrar atividades de caçadores...

Tite convoca a Seleção para amistosos de setembro

Tite convoca a Seleção para amistosos de setembro...

Creas organiza passeios em pontos turísticos

Creas organiza passeios em pontos turísticos...

que venha o nosso jocelito ai sin tamo ben
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS