Cotidiano
Casais renovam espiritualidade em evento em Ponta Grossa
Agentes da Pastoral Familiar têm tarde de espiritualidade
Publicado por Iasmin Gowdak | 11 de dezembro de 2024 - 02:55
Troca de experiências e de vivências. 12 casais da Paróquia Nossa Senhora de Medianeira, do Bairro Boa Vista, em Ponta Grossa, tiveram um dia diferente no último domingo (8). Depois de assistirem a missa da padroeira da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, às 10 horas, em Teixeira Soares, o grupo teve uma tarde de espiritualidade com a irmã Giovana Martins, da Congregação Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, e puderam ouvir o testemunho do casal anfitrião Jesus e Eliane Padilha.
Jesus e Eliane são casados há 32 anos, integram a Pastoral da Música na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e coordenam o Monumento do Imaculado Coração de Maria, fundado há três anos. “Falamos especialmente do perdão, da importância dos momentos de oração, coisas que passamos a experimentar mais avidamente depois de um retiro particular que fizemos, em Inácio Martins. Foi um momento muito pessoal nosso, de repassar nossa vivência, tudo o que já vivemos, o que a gente vinha vivendo, as dificuldades enfrentadas dentro do casamento. Pedimos que o Espírito Santo nos iluminasse e ajudasse para que houvesse um equilíbrio nas nossas decisões, enquanto casal. Foi um momento de perdão com o esposo “, contou Eliane.
“É uma experiência nossa. Não é regra para ninguém. Uma experiência que a gente está vivendo, onde encontramos paz. Creio que conseguimos passar um pouco da nossa vivência a eles. Poderá servir a eles”, garantiu Jesus Padilha. Segundo a irmã Giovana Martins, o encontro ajudou os casais. “Principalmente, no sentido do perdão. Temos que ter humildade para pedir perdão. O casal precisa ter consciência que os dois têm as mesmas responsabilidades, mesmo sendo de gêneros diferentes. Todos têm o seu valor, o homem, a mulher. Nessa semelhança e na maneira que se entende o valor de cada um, a família pode ser cada vez mais perseverante. Os que participaram vão cultivar para sempre esse sentido de amor, de ser um e valorizar, de amar os filhos que Deus coloca na vida. Creio que foi uma experiência muito bonita”, avaliou irmã Giovana.
Irmã Giovana trabalha com diversas pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, oferecendo apoio espiritual. Em 2017, quando era responsável por uma creche da congregação em Ponta Grossa, conheceu alguns casais, entre eles, Carla Neves Camargo Nadolni e Gilson Nadolni, que são da Paróquia Nossa Senhora de Medianeira. “Conversando com eles, me senti atraída pela vivência deles e perguntei se poderia participar da Pastoral Familiar. Ficaram contentes. Mas, eu precisava de autorização e por isso fui falar com o padre Márcio (Milek Santos, in memoriam), que ficou muito feliz, porque tinha muitos compromissos e não podia estar mais diretamente com eles. Comecei a participar das reuniões mensais e da equipe de preparação para matrimônios. Esse é o segundo encontro. O primeiro foi de 2018. Um contato que fortalece a espiritualidade e aumenta a amizade”, lembrou a religiosa.
Carla e Gilson são casados há 21 anos, têm três filhos e participam da Pastoral Familiar há dez anos. Carla foi uma das pessoas que idealizou o encontro com a irmã Giovana. “Conhecemos a irmã através da Pastoral. A ideia surgiu em uma missa. Eu a vi e conversamos. Pensei em levá-la para contar sobre o trabalho dela na Guatemala, onde estava desenvolvendo um projeto na Pastoral Familiar. Em 2018, fomos lá (em Teixeira Soares) e foi uma vivência única... Foi um domingo essencial para rever valores, vivência de casal como foi de Jesus e da Eliane. Andar juntos, alinhados, no mesmo passo. Tomei isso como prova viva na vida. Agradeço muito tudo, desde a celebração. Deus nos abençoa com boas amizades, boa convivência”, destacou Carla.
Maurício Soares da Silva e Neide Nunes da Silva estão há 19 anos na Pastoral Familiar e há cinco na coordenação da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora Medianeira. Para Neide, o encontro serviu para reabastecer as energias. “Nos reabastecemos como casal, aumentamos o conhecimento e percebemos a necessidade de sempre manter a fé viva”. E Maurício resumiu, “como resultado, entendemos a necessidade de estar sempre de mãos dadas e sempre na mesma direção”.
O bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, é o bispo referencial nacional da Pastoral Familiar.
Com informações de assessoria.