Campos Gerais
Elizabeth Schmidt e Juca Sloboda disputam diretoria do CimSamu
A votação será realizada em 10 de dezembro de 2024, no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa
João Iansen | 10 de dezembro de 2024 - 04:36
Uma nova diretoria administrativa e um novo conselho fiscal serão eleitos para comandar o Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu). Os representantes dos municípios consorciados poderão votar entre duas chapas; a primeira é presidida pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), já a outra tem o prefeito eleito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL), como candidato a presidente.
Conforme edital publicado em Diário Oficial, a votação será realizada em 10 de dezembro de 2024, no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa.
JUNTOS PELA VIDA - A chapa ‘Juntos pela vida’ é composta por Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa, como candidata a presidente. Elizabeth busca a reeleição, pois é atual presidente do CimSamu. Como candidato a vice-presidente está o prefeito eleito de Palmeira, Altamir Sanson (PSD). Quem concorre ao cargo de tesoureiro é o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (PL). Por fim, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL) é candidata a secretária pela chapa; a gestora é a atual tesoureira do Consórcio.
A prefeita de Ponta Grossa reforça a importância do Consórcio para os municípios, destacando a cooperação regional. “Embora Ponta Grossa tenha condições de sustentar um sistema de urgências médicas próprio, é essencial que haja uma inter cooperação com os demais municípios dos Campos Gerais, para a otimização dos recursos disponíveis e para a integração dos esforços. Vamos trabalhar em prol da defesa da vida e da saúde de nossa população”, afirma Elizabeth Schmidt.
O grupo também é formado por membros que concorrem ao Conselho Fiscal. Estão concorrendo o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski (PSD), e o prefeito de Ventania, José Luiz Bittencourt (PL).
INTEGRAÇÃO - Concorrendo ao pleito, também está a chapa ‘Integração’, que tem como candidato a presidente o prefeito eleito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL), e como vice-presidente Gerson Nunes (PSD), prefeito eleito de Sengés.
Em conversa com o Portal aRede, Sloboda explica que após a criação do Consórcio, o primeiro município a instalar uma base do Samu foi Jaguariaíva. “Trabalhei muito por essa conquista para a região, agora retornando como prefeito, resolvi me candidatar por conta de histórico na luta pelo Samu nos municípios. Estou colocando meu nome à disposição para melhorar o serviço e incentivar cidades menores a terem mais voz dentro do CimSamu”, destaca.
Completam a chapa o prefeito eleito de Tibagi, Rildo Leonardi (MDB), como candidato a tesoureiro, e o prefeito eleito de Inácio Martins, Edmundo Vier (PSD), como secretário.
Como candidatos ao Conselho Fiscal, pela chapa Integração, estão Orli de Cristo (PL), prefeito de Ivaí, Douglas Modesto (PL), prefeito de Ipiranga, e Ivanor Muller (PP), prefeito eleito de Teixeira Soares.
VOTAÇÃO - O pleito acontece nesta terça-feira (10), no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa. A votação será feita pelos prefeitos dos municípios, porém, caso a liderança apresente uma procuração, poderá ser representada por seu respectivo vice-prefeito ou secretário municipal de saúde.
Ao todo, a região dos Campos Gerais conta com 27 municípios no consórcio. Na 3ª Regional de Saúde do Paraná (3ª RS), estão incluídas as cidades de Ponta Grossa e Castro, que possuem bases com ambulâncias avançadas, além de Arapoti, Jaguariaíva, Ivaí e São João do Triunfo, que possuem ambulâncias básicas.
Já na 4ª Regional de Saúde (4ª RS), está Irati, com ambulâncias avançadas, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Por fim, a 21ª Regional de Saúde, que abrange as cidades de Telêmaco Borba (com ambulâncias avançadas), Imbaú (com ambulâncias básicas), Curiúva, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.