Campos Gerais
Líder do Governo na Alep, Bakri destaca 2025 marcado por avanços sociais e econômicos
O parlamentar comenta sobre principais conquistas deste ano, como a implementação da CNH Social e avanços na conectividade rural, reafirmando sua pré-candidatura à reeleição na Assembleia
João Bobato | 31 de dezembro de 2025 - 06:20
O balanço de 2025 do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, é marcado pelo protagonismo na articulação política de projetos estruturantes e pelo foco em medidas sociais e econômicas que tiveram impacto direto na vida da população. Para 2025, Bakri destaca o conteúdo das decisões tomadas ao longo do ano e o papel do Legislativo na sustentação do projeto de governo liderado pelo governador Ratinho Junior (PSD).
Entre as iniciativas que simbolizam essa atuação, o deputado aponta a CNH Social como uma das mais relevantes do período. Segundo Bakri, a gestão do Governo tem a compreensão de que políticas públicas precisam alcançar quem mais precisa. “Nosso governador entende sempre que é preciso dar uma oportunidade para pessoas mais vulneráveis e, para tanto, ele está implantando estes projetos, o que incentiva a entrada no mercado de trabalho de forma simplificada”, afirmou. Outro destaque para o deputado foi a aprovação da redução da alíquota do IPVA para 1,9%, hoje a menor do Brasil. Bakri classifica a medida como uma das mais emblemáticas que passaram pela Alep. “Foi uma aprovação muito importante que passou por nós”, ressaltou.
Modernização de serviços públicos
Na área da saúde, o deputado enfatiza o esforço concentrado para modernização dos hospitais públicos, em atuação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde. O pacote de projetos aprovado em 2025 fortaleceu a estrutura hospitalar, ampliou a capacidade de atendimento e melhorou as condições de trabalho dos profissionais da área. Ainda no campo social, Bakri chama atenção para o programa que garante exames oftalmológicos e entrega gratuita de óculos para crianças da rede pública. “Crianças que possuem problemas de visão e nem sabem. O professor percebe a dificuldade, faz o encaminhamento, e o Estado entrega gratuitamente os óculos”, explicou.
A conectividade no meio rural também entrou na pauta do líder do governo, com a aprovação do programa Paraná Conectado, que leva internet de qualidade às propriedades rurais. Para Bakri, trata-se de uma política que impacta diretamente a educação, a gestão das propriedades e a permanência das famílias no campo. Com forte ligação com municípios como Palmeira, Porto Amazonas, Ortigueira e São João do Triunfo, Bakri resume a prioridade regional para o projeto de 100% de pavimentação. Ele também cita Ponta Grossa, cidade pela qual demonstra apoio, como exemplo do impacto do maior programa de pavimentação urbana da história do Paraná, que avança inclusive em áreas rurais.
O parlamentar lembra ainda da atuação rápida do Estado diante de situações emergenciais, como o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu. Ele cita a liberação de um auxílio de R$ 1 mil por seis meses para trabalhadores que perderam seus empregos como exemplo da capacidade de resposta do governo. “Aprendemos muito sobre a importância de agir com rapidez”, afirmou, destacando também outras frentes de reconstrução coordenadas pelo Executivo.
Planos para 2026
No plano político, o deputado atribui parte do sucesso das votações ao ambiente de diálogo construído na Alep. “O governador me deu toda a liberdade para trabalhar com os deputados da base e da oposição”, afirmou, destacando também a atuação permanente da Casa Civil na mediação e construção de consensos. Como líder do governo, Bakri define sua função como essencialmente técnica e articuladora. “Sou sempre o primeiro a entrar e o último a sair”, disse, ao explicar a rotina intensa de estudos e negociações. Ao olhar para 2026, Hussein Bakri é direto e confirma a pré-candidatura à reeleição como deputado estadual. “Não tenho desejo de ser deputado federal. Quero seguir trabalhando na Alep”, afirmou, adiantando que já tem novos projetos estruturados para o próximo mandato e que pretende disputar a eleição com humildade, clareza e trabalho contínuo.