PUBLICIDADE

PG inicia testes de câmeras e wi-fi no transporte público

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, em conjunto com a VCG, iniciou nessa terça-feira (17) a operação do primeiro carro com câmeras e wi-fi à disposição da população

As imagens coletadas são transmitidas ao vivo para o Centro de Controle de Operações (CCO) do Transporte Coletivo
As imagens coletadas são transmitidas ao vivo para o Centro de Controle de Operações (CCO) do Transporte Coletivo -

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, em conjunto com a Viação Campos Gerais (VCG), iniciou nessa terça-feira (17) a operação do primeiro carro, da frota do transporte coletivo de Ponta Grossa, com câmeras e wi-fi à disposição da população. As imagens coletadas são transmitidas ao vivo para o Centro de Controle de Operações (CCO) do Transporte Coletivo.

De acordo com o Secretário da Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a operação foi realizada em apenas um carro, mas o projeto é de expandir para toda a frota da cidade.

O sistema funciona através do novo validador de passagens presente nos veículos, que permite pagamento com cartão de crédito, débito e por PIX. Através dele é possível instalar a rede wi-fi, câmeras internas e externas e fazer a transmissão das imagens para o CCO. 

CÂMERAS - Honesko conta que as câmeras devem ajudar a aumentar a segurança para a população, além de dar transparência na operação do sistema. “Isso irá nos possibilitar atender a população, por exemplo, em casos de superlotação o sistema identifica o número de pessoas dentro do ônibus e, com as imagens, poderemos entender onde fazer as alterações necessárias para melhorar o atendimento ao usuário”, detalha.

Cada veículo será equipado com quatro câmeras internas e externas.
Cada veículo será equipado com quatro câmeras internas e externas. |  Foto: Divulgação.
 

Vale destacar que os dados e imagens coletadas são protegidas, com acesso apenas através do centro de controle.

WI-FI - A operação também iniciou os testes com internet via wi-fi, disponibilizada de forma aberta. O secretário explica que o sistema possui outras funcionalidades e ferramentas atreladas, como por exemplo a possibilidade de inserir propagandas ao fazer o ‘login’ para utilizar a internet. “Desta maneira, o sistema pode se tornar autossuficiente financeiramente”, explica.

A partir desta quarta-feira (18), o carro que estiver utilizando o sistema estará adesivado para informar a população. “Este é um grande avanço para o transporte coletivo de Ponta Grossa. O planejamento é expandir para toda a frota”, opina Honesko.

O período de testes segue durante os próximos dias. Nesse primeiro momento serão aplicados apenas em um veículo por dia, porém será feito em diferentes linhas da cidade. “O objetivo é testar os sistemas de câmera e wi-fi em diversas situações e pontos de Ponta Grossa”, finaliza.

Com supervisão de Rodolpho Bowens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE