PUBLICIDADE

Operário mantém tabu em clássico e volta a subir na tabela da Série B

Partida foi marcada por confusão causada pela torcida visitante, que arremessou objetos e tentou invadir o campo de jogo

Jogadores e comissão comemoram no vestiário após a partida
Jogadores e comissão comemoram no vestiário após a partida -

Com gols do estreante Nathan Fogaça e Daniel Lima, o Operário Ferroviário voltou a vencer jogando no Germano Krüger após três jogos. O triunfo por 2 a 1 sobre o Coritiba, manteve o tabu de 13 anos sem perder o clássico em Ponta Grossa, e colocou o Fantasma na metade de cima da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. O time ocupa a 10ª posição, com 36 pontos conquistados em 25 jogos.

O JOGO - O dia do jogo foi marcado por fortes chuvas na cidade, com isso o campo molhado e pesado dificultou a vida dos jogadores, deixando o início de jogo equilibrado. Porém, logo aos 12 minutos, Vini Paulista chutou de fora da área e o goleiro Gabriel Mesquita espalmou para escanteio. Na cobrança da bola parada, Zé Gabriel ganhou da marcação e de cabeça, aos 13 minutos do primeiro tempo, marcou para o Coritiba.

Jogando em casa e precisando reverter o resultado, o Operário tentou reagir. A primeira chance veio com Rodrigo Rodrigues, que fez boa finalização mas parou no goleiro Pedro Morisco. Sem conseguir marcar, a torcida viu o time ir para o intervalo com a desvantagem no placar.

SEGUNDO TEMPO - Para a etapa final, o auxiliar técnico Rainer Oliveira trouxe uma equipe mais ofensiva e presente no campo de ataque. Porém, o time da capital se defendia bem e não dava oportunidades para o alvinegro empatar. 

Foi apenas aos 36 minutos, em uma cobrança de falta frontal, o Fantasma conseguiu o empate. No lance, Gabriel Feliciano ameaçou a cobrança, o que fez a barreira adversária abrir, percebendo a movimentação, o atacante e estreante da tarde, Nathan Fogaça, chutou sem chance para o goleiro coxa-branca, tirando o zero do placar do Operário.

Nathan Fogaça marcou o gol de empate.
Nathan Fogaça marcou o gol de empate. |  Foto: Andre Jonsson/OFEC.
 

Após o gol, alguns torcedores do Coritiba causaram confusão, atirando objetos e tentando invadir o campo da partida. Assim, o jogo ficou parado por cerca de 10 minutos. Após o tumulto, o lateral Sávio, que estava no banco de reservas, foi expulso.

Em súmula, o árbitro Lucas Paulo Torezin relatou que durante a comemoração, a torcida visitante arremessou objetos em direção ao campo e em direção aos jogadores suplentes que estavam na área de aquecimento, em frente ao setor visitante. Confira o relato:

  "A torcida visitante lançou vários copos com líquido e um isqueiro. Dos objetos lançados, vários caíram no campo de jogo. Após a equipe de arbitragem solicitar que os suplentes (do Operário) alterassem o lugar do aquecimento, para preservar sua segurança, vários torcedores forçaram e derrubaram um portão que dava acesso ao campo de jogo, sendo contidos inicialmente por seguranças e posteriormente pelo policiamento, que conseguiu conter a invasão de gramado."

Lucas Paulo Torezin Árbitro principal da partida
 

Quando a bola voltou a rolar os dois times foram em busca da vitória. Aos 49, o Coxa quase marcou com Matheus Bianqui, mas o goleiro do Operário defendeu. Já aos 56 foi a vez de Rodrigo Rodrigues exigir boa defesa do goleiro do alviverde. 

Em um dos últimos lances da partida, aos 60 minutos, a torcida comemorou novamente em Vila Oficinas. Em um contra-ataque, Rodrigo Rodrigues encontrou Daniel Lima sem marcação, o atacante partiu em velocidade e saiu cara a cara com o goleiro. Ele chutou forte e marcou o gol que garantiu os três pontos para o Fantasma.

O atacante Daniel Lima marcou o gol da vitória.
O atacante Daniel Lima marcou o gol da vitória. |  Foto: Andre Jonsson/OFEC.
 

COMO FICA - Agora o Operário ocupa a 10ª posição na tabela, com 36 pontos ganhos. Ao todo são dez vitórias, seis empates e nove derrotas. A equipe está a seis pontos do G4 da competição.

Na entrevista coletiva pós jogo, o presidente do grupo gestor, Álvaro Goes, defendeu a continuidade do trabalho de Rafael Guanaes, que estava pressionado pela torcida. “É importante que seja dado continuidade ao trabalho. Não adiantaria interromper agora o trabalho, contratar uma nova comissão, um novo treinador. Vamos dar tranquilidade. Ninguém faz nada sozinho, é todo mundo unido”, afirmou.

Agora, Rafael Guanaes e o elenco do Operário viajam para Manaus, onde o Fantasma enfrenta o Amazonas. O jogo acontece às 21h nesta quarta-feira (18), na Arena da Amazônia.

CONFUSÃO - Tanto o Operário, como o Coritiba podem ser punidos pelo lançamento de objetos no campo. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Episódios que envolvem desordem, tentativa de invasão ou lançamento de objeto de elevada gravidade, que cause prejuízo ao andamento do jogo, podem gerar punição com perda de mando de campo de uma a dez partidas. Possíveis punições ainda devem ser julgadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Com supervisão de Rodolpho Bowens.

Jogadores e comissão comemoram no vestiário após a partida
Jogadores e comissão comemoram no vestiário após a partida O atacante Daniel Lima marcou o gol da vitória. Nathan Fogaça marcou o gol de empate.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE