PUBLICIDADE

Dom Bruno quer unir todas as comunidades da Diocese de PG

Em entrevista, o bispo deixou um convite, “O povo que tem fé faz a comunidade, se reúnam, a nossa cidade será diferente por ter um povo que vive sua fé”

Bispo Dom Bruno Elizeu Versari concedeu entrevista ao Portal aRede
Bispo Dom Bruno Elizeu Versari concedeu entrevista ao Portal aRede -

Dom Bruno Elizeu Versari, bispo da Diocese de Ponta Grossa, esteve no Portal aRede nesta quarta-feira (11), para falar sobre os desafios e missões a cumprir na comunidade do município e da região dos Campos Gerais.

No início da entrevista, o bispo explicou que ainda está se ambientando a Ponta Grossa. “Fui padre em Maringá por 28 anos, outros sete em Campo Mourão, aqui é um ambiente diferente, mas as pessoas têm me acolhido muito bem”, conta.

Dom Bruno afirma que uma de suas missões será trazer para as pessoas que há algo mais além da vivência do dia a dia. “Temos que saber que há algo mais do que a correria de todo dia, como o trabalho, por exemplo. Deus acompanha, espera e sonha com nossa alegria. Ele nos mostra que há uma vida familiar e a convivência entre nós na comunidade”, explicou. “É bom quando se acolhe o outro como um irmão, alguém que se possa conviver e viver em alegria. Como bispo, tenho a missão de unir as diferentes formas de viver a fé em nossa cidade.”

DESAFIOS - Questionado sobre os principais desafios a serem enfrentados pela Diocese, o bispo explica que, desde a pandemia da covid-19, ficou difícil trazer as pessoas para encontros e reuniões da Igreja. “Prezamos pelo encontro, pela comunidade, temos que mostrar que cada um tem um dom a serviço da comunidade. Para isso, precisamos trazer essas pessoas para poder trocar experiências de vida, para assim celebrar a fé juntos”, detalha.

Outro ponto citado por Dom Bruno, é o fato de conseguir alcançar todas as comunidades na Diocese de Ponta Grossa. “Temos 48 paróquias em 16 municípios, são mais de 800 mil pessoas. Em Castro, por exemplo, conversei com padres que relataram andar mais de 80 km para ir a uma capela, isto não é fácil”, destaca. “Queremos chegar a todas os lugares, até as comunidades pequenas, para que elas tenham acesso à fé”, completa.

Um desafio citado pela liderança não é exclusivo de Ponta Grossa. O bispo comenta o desafio em trazer jovens para a igreja. “Sinto que não estamos conseguindo falar com eles. Às vezes este jovem recebe uma vocação de Deus, mas alguém nunca falou sobre isso com ele”. 

Grupo aRede.
 

COMISSÃO - O bispo da Diocese de Ponta Grossa também é presidente da Comissão Especial para a Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Tudo que envolve família vem a esta comissão. Vivemos um momento de turbulência, pois pais e responsáveis não conseguiram passar aos filhos os valores da vida, da fé e da família. Encontramos muitos jovens que crescem sem essa experiência afetiva”. De acordo com o presidente, levar e falar destes valores é uma missão da comissão.

CONVITE - Por fim, Dom Bruno deixou um convite. “O povo que tem fé faz a comunidade, se reúnam, a nossa cidade será diferente por ter um povo que vive sua fé”, finaliza.

Com supervisão de Rodolpho Bowens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE