Governo recua, mas cobra retorno imediato às aulas

Após cinco horas de reunião, o Governo do Estado e a diretoria da APP-Sindicato, que representa os professores da rede estadual, chegaram a entendimento sobre várias questões que levaram à greve da categoria.
Em audiência na tarde de ontem, no Palácio Iguaçu, os secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil), Fernando Xavier Ferreira (Educação) e Dinorah Portugal Nogara (Administração e Previdência) reforçaram a intenção do Estado seguir discutindo as reivindicações dos servidores e pediram a retomada das aulas no menor prazo possível. Uma nova reunião ficou marcada para esta sexta-feira, às 9h, no Palácio Iguaçu.
Entre os temas debatidos, houve acordo em relação às questões envolvendo benefícios da educação e demais servidores. “Há compromisso do governo em não encaminhar nenhum projeto que altere direitos e benefícios do funcionalismo”, afirmou o secretário Eduardo Sciarra. Ele também destacou que qualquer proposta de mudança no sistema de previdência do funcionalismo será debatida antecipadamente com os servidores.
O governo estadual também estabeleceu um cronograma para pagamento de rescisões de professores temporários, contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). O valor integral das indenizações será depositado no próximo diz 24. São R$ 82 milhões. O secretário também afirmou que o governo não vai mais utilizar o expediente de Comissão Geral para a tramitação de projetos de lei.
Uma nova reunião ficou marcada para esta sexta-feira (20), com o secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, e a APP-Sindicato, para discutir a organização e o porte das escolas.
Além de manter os benefícios ao funcionalismo, o Estado pretende encaminhar as alterações na previdência ao Fórum das Entidades Sindicais, antes da Assembleia Legislativa do Paraná.
APP anuncia decisão neste sábado
Apesar dos avanços nas negociações, a greve na educação deve prosseguir. De acordo com o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, qualquer decisão sobre o impasse será tomada amanhã. “Nós conseguimos que o governo reafirmasse que não irá enviar qualquer projeto de lei trate de direito dos servidores”, disse. “Mas a greve prossegue, porque no sábado é o Conselho Central junto com o comando de greve que vai avaliar as negociações”, completou. Além da análise das propostas do governo, o Conselho da APP vai avaliar os doze dias de mobilização, que movimentaram cerca de 100 mil professores em todo o Paraná.
Informações do Jornal da Manhã.





















