Primeiro brasileiro a escalar o Everest lança autobiografia

“Um testemunho do meu amor pela montanha e pela fotografia”. Assim, Waldemar Niclevicz define o seu mais novo livro, que reúne em ordem cronológica fotografias de toda a sua trajetória, desde o seu primeiro contato com montanhas, na Serra do Mar, no Paraná, até o alto das maiores montanhas do mundo. O lançamento nacional acontece dia 25 de setembro, a partir das 19 horas, na Livraria da Vila, do Pátio Batel, e posteriormente em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
“A história do alpinista que se dedicou a colocar o Brasil no Topo do Mundo” é o título completo da obra e registra o pioneirismo de um brasileiro em um esporte pouco popular no país, transformando-a em um verdadeiro compêndio de alpinismo, ao retratar e descrever aspectos físicos, história, costumes e tradições das principais montanhas da Terra, situadas da Antártida aos Andes, do Alasca a Groenlândia, dos Alpes a África, do Cáucaso ao Pamir, do Himalaia ao Karakorum, da Nova Zelândia a Tasmânia.
Os 28 capítulos trazem 1.320 fotografias em 420 páginas e são identificados por anos, começando por “1966, nasci em Foz do Iguaçu”, com fotos da infância de Niclevicz, e terminando em “2014, Vou continuar levando o Brasil rumo ao topo”, com o relato e fotos das expedições realizadas às vésperas do livro entrar em gráfica. Niclevicz assinala o compromisso em dar continuidade ao seu sonho de levar a bandeira verde e amarela ao alto de montanhas onde ela nunca esteve antes.
O livro foi patrocinado pela XP Investimentos, por meio da Lei Rouanet, e surpreende ao revelar expedições que foram realizadas sem patrocínio e, por isso, pouco divulgadas, como a escalada do Salto Angel, a maior cachoeira do mundo, na Venezuela; e das montanhas do Tien Shan, na fronteira do Cazaquistão com o Quirguistão.
Com suas fotografias, Niclevicz mostra as belezas de raras paisagens, detalhes da flora e fauna, aspectos da cultura, religião e arquitetura, revelando a riqueza de suas expedições, não focadas apenas em chegar no topo das montanhas, mas também em entender a vida de um homem que ainda tem o privilégio de viver em um ambiente selvagem. Pensamentos do próprio Niclevicz estão em destaque em algumas páginas, convidando o leitor a uma reflexão sobre o sentido da nossa existência e a delicada situação ambiental do mundo em que vivemos.
O lançamento
O Brasil no Topo do Mundo será lançado nacionalmente no dia 25 de setembro, em Curitiba, cidade onde o alpinista mora. Na sequência, será apresentado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Site
Trechos e fotos, abertura de cada um dos capítulos e o prefácio do Pelé, podem ser vistos no www.obrasilnotopodomundo.com.br, onde também é possível realizar a compra do livro.
Informações da assessoria.





















