PUBLICIDADE

Isonel Sandino Meneguzzo

                Antes mesmo de iniciarem os mandatos referentes ao último pleito eleitoral, os vereadores de Ponta Grossa (eleitos e reeleitos) já se deparam com temas polêmicos, como as propostas de atribuição de desconto em folha aos faltosos, redução no número de cadeiras e redução salarial.

                A análise que se faz a seguir, pauta-se no princípio ético. Se um trabalhador qualquer, seja ele da iniciativa privada ou pública faltar sem justificativa legal ou plausível, o que deve ser feito por seu chefe é a atribuição de falta e consequente desconto em seu salário. Por qual motivo um vereador é privilegiado em detrimento de outros funcionários/trabalhadores? Não consigo visualizar nada que possa distinguir este ou qualquer outro cargo e que coloque os vereadores acima dos demais trabalhadores. Minha visão em relação a isso é que todos somos iguais.

                Em relação ao número de cadeiras no legislativo, acredito que a proporção de candidatos x população deveria ser revista. O simples fato de não termos políticas públicas efetivas já justifica a redução no número de cadeiras. Para reforçar isso, um exemplo: nossos parques municipais abandonados há anos! Poderia dar mais algumas dezenas de exemplos, porém, o espaço neste texto não me permite.

                Finalmente, em relação à redução salarial, acredito que se essa medida fosse tomada, deveria ser feita de forma transicional. Ou seja, estabelecer um prazo para que isso fosse ocorrendo progressivamente. Afinal, se as pessoas trabalhadoras e mais humildes pagarão o "pato" nos próximos 20 anos (consequência da PEC 55), nada mais justo que os vereadores, que trabalham efetivamente poucas horas por semana nas sessões da câmara, também deem a sua contribuição financeira e acima de tudo, moral.

                Num momento complicado em que o Brasil e outros países do mundo passam, certamente, estas possíveis alterações são vistas com bons olhos por parcela significativa da população. Diria mais: São necessárias! Mas não esqueçamos, mudanças devem ser feitas em caráter de urgência, principalmente as que envolvem a ética e a moral, não somente na política, mas em todos os segmentos que permeiam nossas vidas.

Isonel Sandino Meneguzzo

[email protected]

Tema da Semana:

Redução de vereadores em ponta grossa, diminuição de salários e desconto dos dias faltosos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CONSELHO DA COMUNIDADE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE