PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Na pauta: Os “lagos” de Olarias

    Nesta coluna, algumas vezes, faço comparações com o futebol. Isto porque muitos dizem que o principal esporte do país reflete muito de seu povo. Bem, não vou analisar as diferenças do basquete nos Estados Unidos e o futebol no Brasil, entre a NBA e a CBF, mas acredito que podemos entender muito quando comparamos a gestão do esporte com a política. Especificamente, o que interessa do esporte, neste texto, é uma característica do futebol no Brasil: o ufanismo em que este esporte foi envolvido, especialmente no obscurantismo da ditadura militar, quando a seleção foi usada como carro-chefe de um “país do futuro”. Expressões como “Salve a seleção!”, ”A pátria de chuteiras!”, “Somos os melhores do mundo” entre tantas, fizeram com que acreditássemos nisso, mas que, ao longo das décadas, descobrimos que não era “bem assim”. Bem, ufanismo, em uma de suas acepções, significa a “vanglória de um grupo arrogando a si méritos extraordinários”!

            Esta tem sido uma marca que a atual administração municipal procura colocar para si. Ideias como: “nunca antes em Ponta Grossa” ou “é a melhor administração que já houve” e ainda “a cidade cresceu mais do que em toda sua história” são questões que não colam, como se diz, além de acabar por minimizar as boas iniciativas em meio aos tantos problemas e dificuldades flagrantes vividos pela prefeitura. Uma destas questões é o “Parque de Olarias”, com a previsão de um conjunto de lagos que servirão para a contenção de enchentes, melhorando a mobilidade urbana e trazendo uma opção de lazer para a cidade. Claro que todos aprovam a aplaudem esta ação! Mas sem ufanismo, pois é um projeto de quase vinte anos, discutido em diferentes momentos, sendo iniciado e interrompido outras vezes, tanto por falta de recursos como de vontade (ou interesses privados na) política.

            Particularmente, entendo que além do avanço ambiental e da mobilidade urbana, a cidade está carente de um espaço público adequado ao lazer. Este projeto, quando concluído, evidentemente será importante para a cidade. Mas o que é questionável é o momento onde isto é propalado aos quatro ventos. Primeiro, é ano de eleições municipais, de novo a mesma e cansativa forma de fazer política, como se as pessoas não percebessem. Segundo, dizer que a obra é fabulosa, fenomenal, como se fosse algo novo e não tivesse uma história de discussão e reflexão na cidade. Terceiro, os recursos totais para a conclusão da obra são altos e necessitam de repasses estaduais e federais e, por isso, precisamos pensar no momento político e econômico delicado do país, será que estes recursos virão, de forma a atender integralmente a obra? Quarto, mesmo que a “visão de futuro” seja importante para os gestores públicos que se pensem arrojados, precisamos questionar sobre a “visão do presente”, quando temos demandas sérias na saúde (situação de hospitais públicos e conveniados, por exemplo), questões ambientais não resolvidas (aterro sanitário e contrato com a Sanepar, por exemplo), questões de mobilidade (desde os problemas anuais com a empresa de ônibus aos simples buracos nas vias, espalhados por toda a cidade), além dos espaços de lazer, especialmente próximos às milhares de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, carentes de viabilização nesse sentido.

            Enfim, menos. Menos ufanismo, mais pé no chão. Certamente entre erros e acertos, acredito que se a atual administração municipal ganharia muito se expusesse as dificuldades pelas quais passa e falasse dos esforços feitos para enfrenta-las. Isso é legítimo para os tempos em que vivemos. De outro lado, quanto mais o discurso tem um tom ufanista, quando existe a tentativa de dizer que “nunca antes em Ponta Grossa”, isso demonstra um paradigma desenvolvimentista (em esgotamento no século XXI) que se contrapõe a uma visão de sustentabilidade das políticas públicas, o paradigma necessário para nosso tempo.

Nei Alberto Salles Filho

[email protected]

Tema da semana:

Lago de Olarias: parque deve abrir um novo polo de desenvolvimento em Ponta Grossa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CONSELHO DA COMUNIDADE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE