Turma de Palmeira realiza eleição de representantes em sala
Dinâmica sobre processo eleitoral – com eleitores, candidatos, mesários e apuração – mostrou importância do tema ao 5º ano da Escola do Campo de Witmasrsum
Publicado: 02/09/2022, 15:26
Com a proximidade das eleições e sendo um tema recorrente no debate público, o 5º ano A da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, em Palmeira, da educadora Alexsandra Schweigert de Oliveira, a professora Sandy, pôde praticar a cidadania de uma maneira bem dinâmica. A docente destaca os principais tópicos do trabalho elencando que, mesmo faltando alguns anos para os alunos participarem das decisões políticas do país, já aprendem a importância do voto.
“A partir do conteúdo da disciplina de História, do currículo Direitos e Deveres, aprenderam que o voto nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje, mas que com muitas lutas e conquistas hoje todos podem votar. Assim, para todo cidadão brasileiro entre 18 anos a 70 anos o voto é obrigatório, e os jovens ente 16 a 17 anos, e idosos acima de 70 anos, o voto é facultativo”, conta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Dessa forma, em sala de aula, alguns alunos puderem se candidatar ao cargo de representando de turma, com o mais votado exercendo a função e o segundo colocado sendo seu vice. Sandy cita que os candidatos passaram por um comício, passando aos colegas suas propostas para melhorias em sala de aula, além da simpatia da turma.
“Nesse comício, os eleitores puderam fazer perguntas para testar os candidatos, conhecendo o representante que iria governar durante o ano letivo do 5º ano. Após as conversas e reflexões, deu-se início às eleições 2022, com direito a urna – não eletrônica, ainda estamos no voto no papel –, livro com nome completo dos eleitores, mesário e presidente da sessão”, pontua a professora.
Logo que a votação terminou, a hora mais aguardada por todos: a apuração dos votos, que foram contados e registrados no quadro, em voz alta para que todos entendessem a importância do momento. No final, houve comemoração da vitória das duas alunas mais votadas, que, complementa a docente, prometeram fazer uso correto do cargo público que estavam se dispondo a participar.
“Assim, todos os alunos aprenderam que têm em suas mãos uma poderosa arma para mudar o futuro, conhecer o candidato, usar o voto e cobrar dos eleitos as promessas e melhorias para os cidadãos a quem eles confiaram”, conclui Sandy.
Acesse o blog escolar da Escolado Campo de Witmarsum clicando aqui.