Tecnologia Digital estimula aprendizado em PG | aRede
PUBLICIDADE

Tecnologia Digital estimula aprendizado em PG

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Ações na Educação Especial da Escola João Maria Cruz em Ponta Grossa possibilitam abrangência de temas. Alunos do 4ºB realizaram reportagem sobre o tema</span>

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações na Educação Especial da Escola João Maria Cruz em Ponta Grossa possibilitam abrangência de temas. Alunos do 4ºB realizaram reportagem sobre o tema

O 4ºB da Escola Municipal João Maria Cruz em Ponta Grossa realizou uma nova reportagem abordando os acontecimentos da instituição de ensino. Desta vez foi a ‘Tecnologia Digital na Educação Especial’, coordenada pela professora Rute Regina Ferreira Machado de Morais. A docente responsável pela turma, Izaclis Ferreira, conta como foi o trabalho.

“A Escola Municipal João Maria Cruz conta com a sala de recurso multifuncional, ministrada pela professora Rute Regina Ferreira Machado de Morais e, dessa vez, nossa reportagem trouxe o tema do projeto da professora chamado ‘Tecnologia Digital na Educação Especial’, conta a aluna Tiffany Fernandes Pereira do 4º ano”, destaca Izaclis.

Rute explica que o projeto é desenvolvido no Atendimento Especializado na Escola, tendo como objetivo promover a atuação do aluno como produtor de conhecimento, através de um processo criativo de jogos junto a tecnologia digital. Na sequência, Izaclis comenta as ações desenvolvidas pela colega.

“Partindo do estudo e discussão sobre o meio ambiente e dos subtemas lixo eletrônico, lixo hospitalar, lixo nos mares e rios, poluição do ar e desmatamento, os alunos participaram de experiências lúdicas, com a criação de jogos de perguntas e respostas na tecnologia digital, utilizando-se da ferramenta Scratch, um software livre desenvolvido pelo MIT, que apresenta recursos de som, imagem e animação”, comenta a docente.

A ferramenta chegou até Rute durante sua formação no mestrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo levando para a Sala de Recursos. “As crianças aceitaram este desafio e se envolveram na construção de seus jogos com grande entusiasmo. Aprenderam a manusear a ferramenta com muita rapidez, compreendendo a lógica da programação e explorando os recursos disponibilizados”, complementa Izaclis.

“No decorrer da reportagem alguns dos alunos que participam do projeto apresentaram um pouco do trabalho realizado com o software. A professora Rute elenca que durante todo o processo percebeu-se nesses alunos o desenvolvimento de competências quanto ao conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, cultura digital, argumentação, responsabilidade e cidadania, previstas na BNCC”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola João Maria Cruz para conferir o relato, fotos e a reportagem na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE