Proposta de turma em Palmeira une zelo e cuidado
Tendo como dinâmica a escrita de cartas a idosos atendidos em um local no município, o quarto ano da Escola Eurides Teixeira pôde desenvolver valiosos aprendizados e participar de uma experiência marcante
Publicado: 07/07/2025, 10:40

Os alunos do quarto ano D da Escola Municipal Professor Eurides Teixeira de Oliveira, orientados pela professora Daiane Regina Bandeira Kapp, realizaram nos dias 12 e 16 de junho uma série de atividades envolvendo a produção de cartas pessoais e uma visita ao Lar Acelino, em Palmeira. Segundo a docente, as ações foram motivadas pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e buscaram promover reflexões sobre empatia, solidariedade e respeito.
As atividades começaram com a leitura da reportagem “Palmeira integra Rede Global de Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, publicada no Portal aRede. A partir desse conteúdo, a professora trabalhou com os alunos dois gêneros textuais: a notícia e a carta pessoal. Após a leitura e discussão, os estudantes foram convidados a escrever cartas endereçadas aos idosos atendidos pelo Lar Acelino, contando com a mediação da professora para a elaboração dos textos.
GALERIA DE FOTOS
A proposta foi desenvolvida em parceria com a professora Renata Kuczirca, que também abordou os temas com sua turma. As duas docentes organizaram, em conjunto, uma visita ao Lar Acelino, ocasião em que os alunos entregaram pessoalmente as cartas produzidas e alimentos arrecadados previamente para doação.
“A experiência proporcionou um momento significativo de aprendizagem e sensibilização, aproximando os alunos da realidade dos idosos e fortalecendo valores humanos essenciais no processo educativo”, complementou a docente.