Seminário do Trigo reúne produtores em evento técnico

Detentora do título de maior produtora de trigo do Brasil, a cidade de Tibagi sedia nos dias 4 a 7 de setembro o evento Tibagi Trigo Show com atividades de entretenimento para a comunidade e ainda o Seminário do Trigo voltado às discussões relacionadas à área. Em dois dias, grandes produtores e agricultores familiares participam do evento técnico no Centro Municipal de Eventos – Horto Florestal.
O Grupo de Agrônomos de Tibagi (GAT), Sindicato Rural, Emater/PR e Prefeitura formaram uma comissão para preparar detalhadamente os assuntos do evento. “Do pequeno ao grande produtor iremos ter palestras dirigidas especialmente para cada público. Queremos fortalecer cada vez mais a discussão técnica deste evento”, ressalta o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Murillo Mercer.
Paolo Pavesi, secretário de Indústria, Comércio e Trabalho pontua que entidades parceiras se uniram para ampliar as possibilidades de trabalho e garantir mais conhecimento e oportunidades aos produtores. “Instituições conceituadas como a Fundação ABC e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e empresas parceiras como Agropantanal, Agrocete, Safrasul, Belagrícola vão dispor de palestrantes voltados aos diversos interesses dos produtores”, acrescenta.
Na sexta-feira (4) serão tratados assuntos como nutrição, mercado e tipificação do trigo. Tecnologias avançadas e novidades do mercado agropecuário serão apresentadas e expostas aos produtores na Feira de Exposições junto ao Centro de Eventos. No sábado (5), a agricultura familiar terá informações detalhadas sobre o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de palestras sobre Crédito Rural, Coleta Seletiva e Coleta de embalagens agrotóxicas.
A prefeita Angela Mercer de Mello ressalta que o objetivo é fortalecer a parte técnica da Trigo Show trazendo grandes personalidades para abrir um debate sobre a cultura do trigo e tornar o município um pólo referencial neste setor. “A base da economia municipal é extremamente agrícola. Contamos com a expertise dos produtores de grande escala para a organização do evento técnico, para que se torne mais uma data consolidada na agenda da região”, explica. “Já reunimos com representantes dos produtores do município e logo iniciaremos a preparação da próxima edição já pensando em todos os detalhes que possam agregar a festa”, registra.
Programação
Haverá também Feira de Exposição e Máquinas Agrícolas, parque infantil e praça de alimentação. “Uma das atrações bastante aguardadas é o Rodeio Country que terá narração da locutora Mara Magalhães”, adianta Peter Allan, gerente de Cultura. “A programação artística inicia na noite de sexta-feira com show da dupla Carreiro e Capataz, segue no sábado com Gilberto e Gilmar e domingo com a Banda Cowboys dos Asfalto. Na segunda-feira tem também atração especial para as crianças com show da Turma da Pepa e outros personagens. São atrações que agradam pessoas de todas as idades e que certamente vão movimentar a cidade”, pondera.
O acesso do público à programação é gratuito e apenas empresas e grupos que desejem ficar em camarotes terão de pagar. Informações pelo (42) 3916-2187 e também pelo Disk Turismo no 0800-643-1388.
Seminário do Trigo
Sexta-feira (4)
13h30: Recepção e credenciamento
14h: Tema: Nutrição do Trigo
Palestrante: Mestre Braitner Andrade (Agrocete)
15h: Coffee-break
15h15: Tema: Tecnologia Bela+
Palestrante: Fernando Melatti
Tema: Qualidade da semente de soja no processo produtivo
Palestrante: Daniel Serrarens
16h30: Tema: Mercado do Trigo
Palestrante: João Gilmar Carvalho de Oliveira (Safra Sul)
17h30: Palestra Fundação ABC
Palestrante: José Freitas
18h30: Palestra Agropantanal
19h30: Encerramento com confraternização dos agricultores/agrônomos
Sábado (5):
9h30: Recepção e credenciamento
10h: Tema: Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Palestrante: Instrutor da Faep, Osmael Portela
11h: Coffee-break
11h15: Tema: Crédito Rural com Emater
11h45: Tema: Coleta Seletiva e Coleta de Embalagens de Agrotóxicos
Palestrante: Gerente de Meio Ambiente, Clayton Alves de Mello
12h15: Almoço
Visita aos estandes da festa e Feira do Produtor
Informações da assessoria.





















