O que o exercício físico pode mudar na terceira idade | aRede
PUBLICIDADE

O que o exercício físico pode mudar na terceira idade

Praticar exercícios físicos na terceira idade traz benefícios para a vida de um idoso e pode transformar a sua saúde

Praticar exercícios físicos na terceira idade traz benefícios para a vida de um idoso e pode transformar a sua saúde
Praticar exercícios físicos na terceira idade traz benefícios para a vida de um idoso e pode transformar a sua saúde -

Praticar exercícios físicos na terceira idade pode parecer uma atividade perigosa ou inapropriada para idosos, porém, pesquisas realizadas mostram que a presença desse público nas academias tem crescido. Dados de 2012 da Associação Brasileira de Academias (Acad) mostram que pessoas com mais de 60 anos representam 30% do público que frequenta uma academia no País. Há mais de dez anos esse número era de apenas 5%. Outro dado é o aumento da presença dos idosos no Brasil. Segundo o IBGE, entre 2005 e 2015 a proporção de idosos com mais de 60 anos passou de 9,8% para 14,3%.

            Na Companhia Athletica Curitiba, unidade localizada no ParkShoppingBarigüi, mais de 70 idosos frequentam a academia e praticam todo tipo de exercício físico. Carlos Madalosso, empresário de 70 anos, é um dos assíduos alunos que não deixa de treinar um só dia. “Para mim, fazer exercícios físicos é um prazer; a academia é o meu lazer, é algo sagrado; eu dispenso tudo para estar lá”. Sua disciplina e paixão pelos exercícios vêm desde os 55 anos quando deixou o sedentarismo de lado, com a ajuda de sua esposa, e começou a praticar exercícios. Além de sofrer com insônia profunda, dificuldade de articulação, era vítima de depressão. “Antes eu vivia nos médicos”, conta Madalosso.

            De acordo com o professor de musculação e responsável pelo programa destinado a terceira idade da Companhia Athletica Curitiba, Luiz Otávio do Carmo de Almeida, o exercício físico é o maior agente profilático de doenças crônicas relacionadas à vida moderna. “Praticar atividade física traz benefícios diretos e indiretos para a vida de uma pessoa. Na terceira idade a prática mantém a massa muscular, controla a pressão arterial, as taxas de colesterol e glicemia no sangue, melhora a capacidade cardiorrespiratória, reduz o peso e influencia na diminuição de quedas, muito comum no dia a dia dos idosos. Quanto aos benefícios indiretos, podemos citar o aumento da vida social, a melhora da imagem corporal e a melhora na autoestima”. 

            Na opinião de Madalosso, começar a prática dos exercícios trouxe uma grande transformação para a sua vida. “Primeiramente mudou a qualidade do meu sono, hoje não tenho mais insônia. Posso dizer que, além de ter energia para administrar meus negócios, me tornei uma pessoa forte para enfrentar qualquer situação. Deixei a depressão de lado e todos os medicamentos que tomava. Sem falar da minha alimentação que também foi completamente transformada, com a ajuda de uma orientação nutricional, e hoje realmente tenho vontade de viver”, afirma o empresário que além de frequentar a academia todos os dias, ainda faz natação quatro vezes na semana. 

            Além dos benefícios, Almeida também alerta para os cuidados que devem ser tomados antes da realização de qualquer exercício físico para um idoso. “Primeiramente é preciso procurar por um profissional de Educação Física devidamente formado e registrado que deve solicitar ao idoso um atestado médico que o libere para a prática de exercícios além de exames que avaliem as condições físicas em que ele se encontra”. Como segunda etapa o professor ressalta a importância da realização do chamado “anamnese”. “É preciso ter um momento para avaliar o histórico familiar, possíveis restrições, dores e preferências de atividades, além da composição corporal, peso, medidas e outros itens físicos do aluno”.

            Na Companhia Athletica Curitiba o acompanhamento aos idosos é realizado a partir do chamado Plano Platinum, direcionado a pessoas com mais de 60 anos. “Nossa equipe é treinada para receber o público da terceira idade e também pessoas que possuem alguma restrição metabólica e/ou ortopédica. O aluno recebe um treino de musculação, direcionado às suas necessidades, e toda equipe fica informada sobre quais atividades o aluno estará engajado e quais os cuidados que devem ser tomados. Nosso objetivo é que ele saia diariamente da Companhia Athletica melhor do que entrou”.

            Para o empresário Madalosso, o acompanhamento de um profissional durante a realização dos exercícios é imprescindível. “Na minha idade é fundamental ter alguém ao meu lado que me acompanhe durante todos os exercícios. A orientação de um profissional faz com que a gente tenha vontade de se exercitar, estimule a prática e também nos cobre, pois sem cobrança, ninguém vai a lugar nenhum”, afirma o curitibano.

            A Companhia Athletica Curitiba é uma das unidades da rede de academias que está presente no mercado brasileiro há 30 anos. Localizado no piso G6, do ParkShoppingBarigüi, a academia conta com 3.250 m² de área construída e uma equipe especializada para o atendimento aos seus alunos. Para mais informações sobre a academia, o contato é o (41) 3241-5000. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais: Facebook e Instagram.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE