PUBLICIDADE

Vamos Ler e IMM levam novos aprendizados a turma de PG

Tendo como foco o trabalho com a inteligência socioemocional, o quarto ano da Escola Maria Coutin utilizou uma videoaula especial sobre o tema e pode construir valiosos conhecimentos

Através de atividades e dinâmicas práticas e teóricas os alunos têm evoluído suas percepções a respeito das emoções
Através de atividades e dinâmicas práticas e teóricas os alunos têm evoluído suas percepções a respeito das emoções -

A turma do quarto ano D da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, sob a orientação da professora Elisangela Cristine da Silva Schenekenberg, realiza, desde o começo do ano letivo, atividades de aprendizagem socioemocional. Segundo a docente, tais dinâmicas visam desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole dos estudantes. 

Dando sequência a proposta, os educandos assistiram a uma videoaula do projeto Vamos Ler em parceria com o Instituto Mundo Melhor, que apresentou as quatro emoções base: tristeza, medo, raiva e alegria. “Isso possibilitou aos alunos a compreensão e identificação de suas emoções, bem como a importância das reações adequadas diante de situações cotidianas”, explicou a educadora.

Após a videoaula, os alunos assistiram ao filme ‘Divertidamente’ e, em seguida, discutiram e refletiram sobre a importância de entender e gerenciar suas emoções, estabelecendo e alcançando objetivos positivos em suas ações e sentimentos, demonstrando empatia pelos outros.

E para exercitar esse aprendizado, foi criado o diário, uma atividade sugerida pela videoaula, e um termômetro das emoções. “Todos os dias, os alunos apontam no termômetro suas emoções no início das aulas, registrando em seu diário, através de adesivos, como se encontram emocionalmente naquela data. Após o registro com o adesivo, o educando relata o motivo pelo qual se sente de tal forma. No final de cada mês, há o preenchimento de um gráfico, seguido de análise e reflexão das emoções apresentadas. Esse diário será preenchido até o final do ano, acompanhado de dinâmicas e atividades para enriquecer esse processo de aprendizagem socioemocional”, destacou Elisangela.

A professora também destacou que tais estudos ajudam os alunos a estabelecerem e manterem relacionamentos positivos, associados à tomada de decisões responsáveis, conhecendo mais de si mesmos e dos outros.

Acesse o blog da Escola Maria Coutin

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE VAMOS LER

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE