PUBLICIDADE

Ideb revela impacto mínimo da pandemia na Educação de PG

Nota média das escolas de Ponta Grossa oscilou 0,3 para menos em relação ao período pré-pandemia; Secretaria de Educação considera que ensino remoto e retorno presencial antecipado minimizaram os impactos

A Escola Municipal Pascoalino Provisiero teve a maior nota do Município no Ideb
A Escola Municipal Pascoalino Provisiero teve a maior nota do Município no Ideb -

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nessa sexta-feira (16), os novos indicadores da Educação Básica do Brasil. A Prova Brasil, principal instrumento avaliador da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi realizada durante a pandemia da covid-19, em meio ao ensino híbrido ou totalmente remoto, conforme a região do país.

Ponta Grossa, que vinha em crescimento, oscilou 0,3 pontos para menos, passando dos 6,5 atingidos em 2020, antes da pandemia, para 6,2. A nota nacional ficou em 5,5, enquanto a do Paraná em 6,1 (mais detalhes aqui). A redução ficou dentro da expectativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), que desde o primeiro ano da pandemia já realiza ações para mitigar os efeitos da covid-19 sobre a aprendizagem e trabalha em grupos focais para recompor a aprendizagem dos alunos.

A prefeita Elizabeth Silveiras Schmidt (PSD) destaca a entrega dos profissionais da Educação para apoiar os estudantes. "A dedicação e organização dos nossos professores e dirigentes da Educação se mostrou altamente eficaz. Diante do maior desastre sanitário de nossa era, conseguimos sustentar com perdas mínimas o progresso dos nossos alunos", registra a prefeita.

Os desafios da retomada das atividades foram discutidos no 'Congresso de Educação de 2021', projetando ações para este ano. Na última semana, durante o 'IX Congresso', a rede municipal debateu novas metodologias, a importância do acolhimento aos alunos e familiares e as ações necessárias para o atendimento dos alunos com equidade – ou seja, conforme a necessidade de cada um.

A secretária de Educação, Simone do Rocio Pereira Neves, salienta que, já em 2022, as aulas foram retomadas de maneira 100% presenciais, com foco na recomposição das aprendizagens: constante avaliação, ações mitigadoras com ênfase no acolhimento infantil, desenvolvimento de questões emocionais, alfabetização e conteúdos essenciais. “Estamos realizando, também, projetos focados nos locais onde houve maior impacto negativo. Analisando os dados escola por escola, percebemos que eles estão de acordo com a nossa avaliação ao longo da pandemia. Onde houve restrição de acesso à tecnologia, maior infrequência e menor participação das famílias, aliado a outras condições socioeconômicas, as desigualdades educacionais se aprofundaram. Para estas zonas sensíveis, estamos já praticando trabalhos focados para a recomposição das aprendizagens”, comenta Neves.

Ela também destaca que será necessária a participação da sociedade para a recomposição das aprendizagens impactadas pela pandemia. “Contamos com o envolvimento de todos, sejam os profissionais da educação, das famílias e das comunidades, para que esses impactos sejam sanados o quanto antes. O apoio ao trabalho docente é essencial para que possamos superar isso juntos", acrescenta.

A SME lamentou ainda a exclusão de nove escolas com potencial elevado de notas e que não tiveram seus Idebs divulgados. As escolas Adelaide Thomé Chamma, Catarina Miró, Cyrillo Domingos Ricci, Fioravante Slaviero, Maria Antônia de Andrade, Othon Mader, Frederico Degraf e Sebastião dos Santos Silva não tiveram as avaliações inseridas no cálculo da média. Segundo o Inep, as escolas tiveram participação menor do que 85% no dia da avaliação.

Notas

A maior nota registrada entre as escolas municipais foi da Pasqualino Provisiero, no Jardim Vila Velha, que atingiu nota 7,7 – outras 12 unidades tiveram média 7 ou superior. Foram 32 as escolas que atingiram no mínimo 6,5 – média de Ponta Grossa no momento anterior à pandemia. Quatro escolas mantiveram a nota anterior, enquanto 20 subiram e 47 baixaram em relação a 2020.

Recomposição da aprendizagem

Para a recomposição da aprendizagem dos alunos e avanço também no Índice da Educação Básica, a Secretaria Municipal de Educação trabalha em diversas frentes. Uma delas é a importância da presença das crianças na escola, durante os 200 dias letivos: combater as faltas. Outra é o acolhimento emocional das crianças, para posteriormente trabalhar com a recomposição da aprendizagem. Formação permanente dos profissionais da Educação, parceria com as famílias, compromisso dos docentes e o apoio da comunidade também serão essenciais. “Todas as ações tomadas serviram para minimizar esse impacto, que poderia ter sido muito maior. O que precisamos hoje é um grande pacto com a sociedade para voltarmos a avançar”, considera Neves.

Ações durante a pandemia

Uma das ações da SME, ainda em 2020, foi iniciar a transmissão do 'Programa Vem Aprender', com aulas remotas pela TV Educativa e o acompanhamento dos professores da rede municipal, em cada uma das suas 153 unidades escolares. Em 2021 o programa recebeu alterações, oferecendo conteúdo específico para cada uma das séries escolares. Por outro lado, a SME iniciou, em paralelo, as atividades presenciais.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE