Ponta Grossa
Adiantamento do 13º salário irá beneficiar 8 mil servidores em PG
Antecipação é resultado de gestão estratégica de recursos público, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda
Iolanda Lima | 11 de julho de 2025 - 06:50

O adiantamento da primeira parcela do 13º salário deverá beneficiar aproximadamente oito mil servidores municipais. A Prefeitura de Ponta Grossa irá depositar o benefício na conta dos funcionários públicos nesta sexta-feira (11). A medida foi anunciada no fim do mês passado pela prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), a antecipação deverá injetar cerca de R$ 19 milhões na economia ponta-grossense logo no início do segundo semestre. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG), José Carlos Loureiro Neto, o pagamento adiantado da primeira parcela deverá contribuir para o aquecimento do comércio em julho.
Segundo o gestor, por ser um período de férias escolares, o número de vendas no mês costuma ser menor. “Boa parte desse adiantamento deve entrar imediatamente no comércio de Ponta Grossa”, afirma. Loureiro Neto ainda projeta que o pagamento também vai beneficiar a compra de presentes para o Dia dos Pais que, neste ano, será comemorado no dia 10 de agosto.
“Todo pagamento que a gente recebe antes do esperado, que seria algo que só entraria no final do ano, o comércio aprecia e gosta. Bons frutos podem ser recolhidos nessa movimentação. O dinheiro fica em Ponta Grossa e beneficia o comércio local”, completa o presidente sindical.
GESTÃO - Ao anunciar o pagamento da primeira parcela do 13º salário, além de destacar o impacto para a economia municipal, a prefeita Elizabeth Schmidt indicou que a medida busca valorizar quem trabalha pela cidade e reconhecer o empenho e dedicação dos funcionários públicos.
“Com o adiantamento do benefício, assim como foi feito em anos anteriores, reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar dos servidores públicos e com o fortalecimento da economia local, que fica ainda mais aquecida com este recurso circulando em nosso comércio”, disse a prefeita.
Para a Sefaz, a antecipação é resultado de um planejamento financeiro responsável e transparente, a partir da gestão estratégica de recursos públicos. Segundo a pasta, as ações incluem controle de despesas, arrecadação eficiente e investimentos inteligentes.
“Nosso trabalho é focado na justiça fiscal, cuidando dos recursos públicos de forma responsável. Isso possibilitou a antecipação dos pagamentos aos servidores”, aponta o secretário Claudio Grokoviski.
REGIÃO - Outros municípios dos Campos Gerais também anunciaram o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. Arapoti, Piraí do Sul e Sengés efetuaram o pagamento ainda no mês de junho, entre os dias 16 e 18. Jaguariaíva fará o depósito nesta sexta-feira (11) e Guarapuava na próxima terça-feira (15).
Em Castro, a gratificação também será repassada em julho - no entanto, a antecipação é opcional. “A gente sabe que esse recurso faz diferença na vida dos nossos servidores e também no comércio da cidade”, diz Henrique Carneiro (PL), prefeito de Piraí do Sul.