Ponta Grossa
Câmara deve intensificar debates sobre orçamento bilionário em PG
Julio Küller destaca as ações de aproximação entre os poderes municipais em prol da população ponta-grossense
Iolanda Lima | 29 de agosto de 2025 - 06:55

Com a aprovação do ‘Ajuste Fiscal’ e a expectativa de superar a marca de R$ 2 bilhões em orçamento para 2026, a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) deve intensificar as discussões sobre a distribuição do valor bilionário para as secretarias ao longo do próximo semestre deste ano. Em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã, realizado na tarde de quinta-feira (28), o vereador e líder da Câmara, Julio Küller (MDB), destacou como este assunto será um dos grandes debates que devem ser abordados pela casa do Legislativo nos próximos meses.
Em sua fala, Julio Küller definiu este processo de debate como ‘trabalho em harmonia’ entre o Legislativo e o Executivo (Prefeitura) ao comentar sobre a expectativa vivida pela arrecadação histórica. Segundo o vereador, o estabelecimento de um debate saudável entre os dois poderes é essencial para que tudo ocorra dentro do esperado.
“Estamos na expectativa de que passe dos R$ 2 bilhões o orçamento municipal. Haverá todo um debate sobre a distribuição deste valor para as secretarias municipais, mas tenho certeza de que haverá um diálogo importante entre o município e o Poder Legislativo para que possamos trabalhar em harmonia”, comenta.
Perguntado sobre o início das discussões relacionadas à distribuição do orçamento municipal, Küller destacou que as atenções serão voltadas para a área da Saúde e também da Segurança Pública. Além disso, o Líder do Legislativo relembrou a ação das ‘emendas impositivas’, um instrumento utilizado pelos vereadores com o objetivo de auxiliar em determinados assuntos na cidade, como instituições e também comunidades afastadas.
“Pedimos uma maior atenção para a área da Saúde. A Prefeitura tem investido também em Segurança Pública e iremos olhar também como fica. Tem as emendas impositivas, onde é possível que o vereador opine sobre uma pequena fração do orçamento, para poder levar para instituições e comunidades mais distantes para podermos trabalhar em harmonia com o Executivo”, destaca Küller.
HARMONIA E PARTICIPAÇÃO - Ao longo de sua fala, Julio Küller destacou duas grandes ações que a Câmara Municipal tem promovido neste ano de 2025: o estreitamento do diálogo entre o executivo e a Prefeitura Municipal, para que a população de Ponta Grossa seja a grande beneficiada; e a aproximação com os moradores da cidade visando tornar o Legislativo mais acessível a todos.
Sobre a relação entre os poderes, Küller classificou a situação como “harmoniosa”, destacando a troca de interações entre as Casas para que a administração da cidade ocorra regularmente. “Há uma harmonia entre os poderes. Os vereadores vão até a Prefeitura para consultar, fiscalizar e fazer o seu trabalho, mas também há, por parte do Governo Municipal, uma atenção especial com os vereadores para resolver dúvidas e chegar a consensos. O que eu sempre digo para a prefeita Elizabeth Schmidt é que, se o Poder Executivo e Legislativo trabalharem unidos, ganha o munícipe ponta-grossense."
Já sobre a relação com a população, Julio Küller encerrou sua fala relembrando as ações promovidas pelo Executivo, como as sessões especiais e as sessões nos bairros. O vereador destacou o pedido para que o ponta-grossense participe mais dos eventos envolvendo a política municipal, conhecendo o trabalho dos vereadores e levando suas reclamações e pedidos para os políticos.
“Faço um convite ao ponta-grossense. Nós estamos fazendo um trabalho de exposição da Câmara Municipal, e a gente sente a falta da população de acompanhar este trabalho. A gente colocou as sessões nos bairros, no domingo à tarde, para que todos tenham acesso. Vá. Acompanhe o seu vereador. Acompanhe o que um vereador faz no dia a dia. Leve suas reivindicações, as suas consultas e críticas, pois estamos abertos a isso.”