PUBLICIDADE

Vila Velha investe R$ 13,2 milhões em obras do elevador panorâmico

Novo espaço turístico tem previsão de entrega em até 14 meses

Elevador estava desativado desde os anos 2000
Elevador estava desativado desde os anos 2000 -

Um dos atrativos do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai voltar a funcionar depois de 25 anos desativado. A Soul Vila Velha, concessionária responsável pela gestão do parque, iniciou nesta quinta-feira (10) a revitalização do teleférico vertical, mais conhecido como Elevador na Furna dos Andorinhões.

Instalado originalmente entre 1979 e 1981, o elevador permitia aos visitantes descerem cerca de 54 metros até um deck sobre a água na Furna dos Andorinhões, um dos pontos mais icônicos do parque. A nova versão será moderna, ecológica e totalmente acessível, com previsão de entrega em 12 a 14 meses. O investimento será de aproximadamente R$ 13,2 milhões, custeado pela empresa.

Além de resgatar um ícone afetivo e histórico, a expectativa é de que a reativação do elevador represente um salto expressivo no turismo da região. Estimativas apontam que o atrativo pode aumentar em até 50% o número de visitantes, gerando empregos, ampliando o tempo de permanência dos turistas e movimentando a economia local. Somente no ano passado, 70 mil pessoas visitaram o parque.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Rafael Greca, a iniciativa vai promover ainda mais o turismo sustentável em um dos principais atrativos turísticos do Paraná. “O Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual do Paraná, um complexo geológico que tanto orgulho dá ao Estado”, disse. “Essa nova estrutura vai permitir a descida dos 54 metros até as entranhas da terra, num deck que vai permitir, olhando para cima, a visão do acidente geográfico e geológico de Vila Velha”.

O projeto foi autorizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Sedest, após análise técnica e ambiental minuciosa. A revitalização do elevador está em sintonia com os objetivos do governo estadual de valorizar os parques naturais e ampliar a oferta de experiências seguras e inclusivas aos visitantes.

“As atividades do elevador de Furnas foram suspensas no ano 2000 por conta da dificuldade de manter a responsabilidade técnica para o seu funcionamento e, desde então, ele ficou parado. Isso impediu que a sociedade pudesse visitar um ambiente geológico e único em termos de diversidade, o que poderá ser retomado agora”, explicou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

IDENTIDADE – O gestor da Soul Vila Velha, Leandro Ribas, explicou que obra permite o retorno de um ícone do turismo paranaense. “A revitalização do elevador não é apenas uma obra de engenharia. É um resgate de identidade, um impulso para o turismo sustentável e uma homenagem ao desejo de milhares de paranaenses que cresceram com a lembrança desse símbolo. Estamos muito orgulhosos de liderar esse novo capítulo”, destacou.

O projeto será executado por uma empresa de alcance nacional em engenharia de altura e seguirá diretrizes rigorosas de licenciamento ambiental. O cronograma contempla desde o reforço estrutural e modernização dos sistemas até o monitoramento contínuo da fauna e pintura ecológica com sistema enclausurado, protegendo o solo e a água da Furna.

“Temos certeza de que esta obra representa um marco para o ecoturismo no Paraná e reafirma nosso compromisso com a conservação ambiental aliada ao desenvolvimento responsável. O novo elevador reforça a posição do Parque Vila Velha como um dos destinos mais completos e sustentáveis do Brasil”, afirmou Cadu Guimarães, CEO da Soul Parques, grupo responsável por concessões de parques em todo o País. 

 

MAIS VISITANTES – A retomada do elevador panorâmico representa a convergência entre inovação, engenharia especializada e compromisso ambiental. A execução do projeto segue padrões rigorosos de segurança, sustentabilidade e acessibilidade, com tecnologias de contenção, automação e monitoramento ambiental aplicadas desde as etapas iniciais.

Ao mesmo tempo, a obra responde a uma demanda histórica do setor turístico, com potencial comprovado de ampliar significativamente o fluxo de visitantes e dinamizar a economia local. Trata-se de uma intervenção estruturante, que fortalece o posicionamento do Parque Estadual de Vila Velha como referência nacional em turismo ecológico, acessível e responsável.

“Não tem como falar do turismo do Paraná sem citar Vila Velha, que chega a um novo momento com a revitalização do teleférico vertical. Isso vai ampliar ainda mais a visitação do parque, que é um dos principais atrativos do Estado”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes. 

PARQUE DE VILA VELHA – Localizado em Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio IAT, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE