Jaguariaíva celebra aniversário com festival cultural

O final de semana e feriado prolongado em Jaguariaíva foi movimentado por conta da realização do IV Festival Cultural – Tropeirismo, Ferrovia, Indústrias Matarazzo e Ciclo da Madeira. O evento teve início dia 11 e terminou nesta terça-feira (15), quando o município celebrou 192 anos. Autoridades da região, entre elas vários prefeitos e deputados prestigiaram o evento, junto a milhares de jaguariaivenses e visitantes.
Promovido da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), com apoio das demais secretarias municipais, entidades e voluntários, o festival trouxe ao público oportunidade de assistir gratuitamente a atrações musicais de artistas renomados, como Hugo e Tiago; Cesar Menotti e Fabiano, Michel Teló e Chico Rey e Paraná e Robinson Monteiro.
A organização também valorizou bandas locais e regionais. Para as crianças a atração foi o parque de diversões. Houve ainda show da Galinha Pintadinha Cover, trazendo músicas e os personagens da turma bem conhecida entre os pequenos, como o Galo Carijó, Mariana, Borboletinha, Pintinho Amarelinho e Galinha Pintadinha.
Os grupos musicais locais atraíram a atenção dos visitantes para a praça de alimentação. Neste ponto do festival foi possível degustar desde lanches rápidos até pratos mais elaborados e diferentes. Bem próximo, no Rancho Tropeiro, ao lado do imponente Complexo Matarazzo, comidas típicas como quirerada, paçoca de carne, sopa de mandioca com carne e arroz tropeiro.
Outro ponto forte do núcleo tropeiro foi a exposição de objetos, indumentárias e divulgação de costumes da época, cultivados até hoje por muitos moradores. Tropeada pela cidade, na abertura do festival e no encerramento, e integração de famílias de associações tradicionalistas também foram pontos fortes deste segmento no festival.
No quesito resgate histórico e cultural, a novidade nesta edição foi a inserção de exposições sobre a influência do ciclo da madeira na trajetória jaguariaivense. Com o apoio de grandes e pequenas empresas do setor, além da Associação das Indústrias Madeireiras de Jaguariaíva (Assimaja), foi levado ao público um pouco da influência da indústria de transformação madeireira e reflorestamento no município.
Também foram mostrados no núcleo madeireiro alguns produtos de fabricação local, como painéis de madeira, papel de imprensa, MDF e molduras, que são inseridos principalmente no mercado internacional, prospectando Jaguariaíva em outros países. Próximo a este núcleo, artistas locais, como o escultor Dênis Paraná, tiveram espaço para divulgar sua arte, utilizando a madeira reciclada como matéria-prima.
Como parte das festividades, motociclistas de várias cidades se confraternizaram durante um trilhão por Jaguariaíva e suas belezas naturais, partindo do Espaço Cultural Maria Timm, próximo ao Palacete Matarazzo, no domingo, dia 13.
Idealizado pela Associação Comercial e Industrial de Jaguariaíva (Aciaja), com apoio da prefeitura, ocorreu o Concurso Miss Jaguariaíva, dia 5, no Clube Recreativo Municipal. As vencedoras, avaliadas por cinco jurados, foram Karen Fanha (Rainha), Fernanda de Mello (1ª Princesa), Elirian Rodrigues (2ª Princesa) e Vittória Guerke (Miss Simpatia). As eleitas participaram de vários momentos do festival, representando a beleza da jaguariaivense no evento.
Um show pirotécnico integrou a noite de encerramento, na terça-feira (15), encantando os observadores. A tarde uma missa de ação de graças atraiu centenas de pessoas ao lugar das comemorações. Pela manhã, em frente à Estação Cidadã, o prefeito José Sloboda, ao lado da primeira-dama Cleia, presidiu cerimônia cívica comemorativa aos 192 anos do município.
Informações da assessoria.





















