Museu Histórico de Jaguariaíva recebe nova exposição | aRede
PUBLICIDADE

Museu Histórico de Jaguariaíva recebe nova exposição

Imagem ilustrativa da imagem Museu Histórico de Jaguariaíva recebe nova exposição
-

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo abre hoje uma nova exposição denominada “Memórias Escolares: da Palmatória ao Projetor”. O local estava fechado desde o dia 5 de janeiro para manutenção e pequenas reformas. Construída em 1924, a casa que atualmente abriga o museu pertenceu ao conde Francisco Matarazzo.

A mostra conta com dezenas de peças utilizadas no cotidiano da vida escolar por professores e alunos ao longo de mais de um século. A promoção é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), através do Departamento Municipal de Cultura.

A iniciativa conta também com o apoio do Museu Campos Gerais pertencente a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que gentilmente emprestou diversas peças do seu acervo para compor a mostra.

Os visitantes poderão ainda apreciar materiais referentes aos Grupos Escolares Izabel Branco, Moysés Lupion e Matarazzo de Jaguariaíva, do início do século passado, bem como itens pessoais de educadores do município.

Entre as valiosas peças expostas, o destaque fica por conta da temida palmatória, objeto de madeira utilizado como forma de punição aos alunos considerados indisciplinados.

Além de iniciar os trabalhos do Museu Municipal para este ano, a nova exposição integra a 13ª Semana de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem por finalidade mobilizar os espaços museológicos de todo país. “Museu para uma sociedade sustentável” é o tema do evento neste ano.

Em 2014, 1.337 instituições realizaram mais de quatro mil ações dentro da semana que ocorreu entre os dias 12 e 18 de maio.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right