Invencibilidades em jogo: Athletico e Operário fazem clássico paranaense na Série B
Furacão tenta voltar ao G4; Fantasma busca se aproximar do pelotão de cima. Bola rola neste sábado (27), às 20h30, em Curitiba
Publicado: 26/09/2025, 16:57

Athletico Paranaense e Operário Ferroviário chegam à 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B embalados e com objetivos claros. O duelo acontece na Arena da Baixada, às 20h30 deste sábado (27), e põe frente a frente duas invencibilidades de sete jogos. No recorte recente, o Athletico soma seis vitórias e um empate. O Operário, três vitórias e quatro empates.
O Furacão vive sua melhor sequência na competição e joga em casa mirando o retorno à zona de acesso. O Fantasma, por sua vez, sustenta série positiva e quer pontuar fora para encurtar a distância para o topo. O encontro também carrega um tabu, o Athletico não perde para o Operário desde o Paranaense de 2022, quando o Fantasma venceu por 2 a 1 em Curitiba. De lá para cá, foram seis jogos, três empates e três triunfos do Furacão, incluindo o 2 a 2 do primeiro turno da Série B no Germano Krüger, em Ponta Grossa.
Na tabela, o cenário é apertado. O Athletico aparece em 5º, com 45 pontos, e pode voltar ao G4 já nesta rodada, dependendo de combinação envolvendo Novorizontino e Coritiba. O Operário é o 11º, com 39, e precisa emendar vitórias para seguir vivo na briga por um acesso inédito. Ambos vêm de resultados que reforçam a confiança, 3 a 0 do Furacão fora de casa contra o Athletic e 2 a 1 do Fantasma sobre o Amazonas.
Com relação à sua amizade com Odair Hellmann, com quem conviveu e jogou pela Seleção Brasileira sub-20 em 1997, Alex destaca a experiência de Odair como treinador e a expectativa de enfrentá-lo na Arena. “Em relação ao Odair, é um amigo de adolescência, temos uma amizade boa. Recuperou bem o Athletico e colocou na briga. Está na minha frente há muitos anos, tem campanhas boas com Fluminense e Internacional e abriu o mercado árabe para ele. É um treinador consagrado e eu sou um cara ainda iniciando. Rever ele vai ser um prazer. Eu e o Odair sonhamos o futebol juntos quando tínhamos entre 17 e 20 anos, e cada um seguiu o seu caminho”, destacou Alex.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES - Em campo, a tendência é de um Athletico agressivo, pressionando alto, mas atento à bola parada operariana. O Furacão tem o reforço de Stiven Mendoza, que retorna após suspensão. O time da capital cresceu no terço final e empilhou vitórias sustentadas por amplitude pelos lados e presença diária de Viveros na área.
O Athletico forma a provável formação com: Santos; Terán, Aguirre, Arthur Dias; Benavídez, Zapelli, Patrick, Dudu; Leozinho (Mendoza), Renan Peixoto e Viveros. Técnico: Odair Hellmann.
Para o Operário, a consistência defensiva e o encaixe do meio têm sido o sustento para competir como visitante, além da referência de Daniel Amorim. O Fantasma não possui desfalques e deve vir completo para encarar o clássico fora de casa.
Alex irá repetir a base recente e tem elenco completo: Elias Curzel; Gabriel Souza, Miranda, Jaime Giraldo, Gabriel Feliciano; Juan Zuluaga, Índio, Boschilia, Neto Paraíba; Rodrigo Rodrigues e Daniel Amorim. Técnico: Alex de Souza.
ARBITRAGEM - A equipe de arbitragem já está decidida para a partida entre Athletico Paranaense e Operário Ferroviário, pela 29ª rodada da Série B, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Quem comanda as regras do meio-campo de partida são: Jose Mendonça da Silva Junior (PR) como árbitro principal, Rafael Trombeta (PR) e Roberto Rivelino Dos Santos Junior (PR) como assistentes e o VAR fica na responsabilidade de Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
TRANSMISSÃO - Para os torcedores de Ponta Grossa e outras cidades que queiram acompanhar a partida entre Athletico Paranaense e Operário Ferroviário pela televisão, a transmissão ao vivo acontecerá nos canais ESPN e na Disney+ Premium.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.