Enfermeira de PG decide profissão após erro médico que deixou irmã cega
Experiência de vida de Taynara Sinhuri no cuidado com sua irmã gêmea influenciou em sua decisão ao optar trabalhar na área da saúde
Publicado: 25/09/2025, 18:35

Taynara Sinhuri, enfermeira atuante em Ponta Grossa, compartilhou um vídeo no TikTok afirmando que a sua escolha de profissão partiu de uma experiência de vida, em que, ainda no primeiro mês de vida, sua irmã gêmea perdeu a visão por erro médico. Hoje, o vídeo conta com milhões de visualizações.
Segundo Taynara, a gravidez de sua mãe foi de risco por ser gemelar. O nascimento aconteceu no Hospital Evangélico de Ponta Grossa, que encerrou suas atividades anos depois. Ao nascerem prematuramente, com seis meses e meio, as irmãs gêmeas precisaram ficar na incubadora e, neste período, as bebês precisaram utilizar faixas nos olhos para fazer o exame de fototerapia que, sem o cuidado necessário, pode causar sequelas graves, como a cegueira.
Sua irmã gêmea, Tamiris, teve o diagnóstico de queima da retina, e perdeu a visão nos dois olhos. Crescendo em Carambeí, as irmãs tiveram as fases da infância e adolescência marcadas por aprendizados sobre as limitações e necessidades de adaptação de Tamiris, tornando o cuidado com a irmã em algo muito presente na vida de Taynara.
Optando por estudar Enfermagem, Taynara percebeu o quanto a sua escolha foi influenciada pela sua trajetória de vida junto a sua irmã e, atualmente, trabalha como chefe de equipe em um hospital. Em entrevista à Marie Claire, Taynara contou que o erro médico que tirou a visão de sua irmã influenciou no seu modo de trabalho, trazendo maior atenção para a prevenção de falhas, comunicação ativa e cuidado com os familiares.
Com informações de: Marie Claire.