Deputados aumentam próprio salário para R$ 25,3 mil

Em um de seus últimos atos como presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Valdir Rossoni (PSDB) autorizou o aumento de 26,35% nos salários dos 54 deputados estaduais. Os novos parlamentares assumem seus mandatos no dia 1º de fevereiro. Ato da Mesa Executiva foi publicado no Diário Oficial da Casa na quarta-feira (27). Os vencimentos passam de R$ 20 mil para R$ 25,3 mil. Com o aumento, o impacto estimado nas contas públicas por ano é de R$ 3,42 milhões.
Para que o aumento entrasse em vigor a partir de domingo, data da posse dos deputados, o despacho deveria ser assinado pela Mesa Executiva da Casa até este sábado, quando termina a legislatura. A Constituição Federal e a Estadual estabelecem que o salário dos deputados estaduais devem ser de, no máximo, 75% dos parlamentares de Brasília. Não há necessidade de sanção do governador.
Há sete anos, a Alep também aprovou a lei estadual 15.433, que tornou automático o aumento dos deputados estaduais sempre que houver alteração nos subsídios dos congressistas.
Com informações do Bonde.





















