Nova espécie de pterossauro é descoberta no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Nova espécie de pterossauro é descoberta no Paraná

Esta é a sexta espécie que tem fósseis identificados no sítio paleontológico em Cruzeiro do Oeste

O Torukjara bandeirae possui uma crista pré-maxilar
O Torukjara bandeirae possui uma crista pré-maxilar -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma nova espécie de pterossauro foi descoberta em Cruzeiro do Oeste. Esta é a sexta espécie que tem fósseis identificados no sítio paleontológico do município e recebeu o nome de Torukjara bandeirae.

A descoberta científica foi anunciada através de um artigo publicado pela revista internacional Historical Biology na última segunda-feira (10). Intitulado “Uma nota taxonômica sobre o tapejarídeo pterossauro do sítio Cemitério de Pterossauros (Grupo Caiuá, Cretáceo Inferior do Sul do Brasil): evidências da presença de duas espécies”, o artigo explica vários aspectos sobre os fósseis localizados.

A novidade está circulando no mundo da paleontologia e coloca Cruzeiro do Oeste mais uma vez em evidência por sua rica contribuição para a área, se tornando um grande berçário. O município inclusive, tem a maior concentração de pterossauros por metro quadrado do mundo e é o segundo local do Brasil onde foram localizados indivíduos dessa espécie – o outro é a Chapada do Araripe, sítio paleontológico que fica na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

O artigo publicado por Rodrigo V. Pêgas, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, informa que o “Grupo Caiuá (Cretáceo do Sul do Brasil) é famoso pelo sítio Cemitério de Pterossauros, local que rendeu centenas de espécimes de tapejarídeos, entre outros táxons”.

Assim como o Caiuajara dobruskii (primeiro pterossauro encontrado em Cruzeiro do Oeste), o Torukjara bandeirae possui uma crista pré-maxilar. Pêgas informa que as duas espécies são distintas e coexistiam no mesmo ambiente.

O sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste tem se mostrado demasiado promissor. Além do Caiuajara dobruskii e do Torukjara bandeirae, também foram encontrados no local o pterossauro Keresdrakon vilsoni, o lagarto Gueragama sulamericana e os dinossauros Vespersaurus paranaensis e Berthasaura leopoldinae.

Com informações: OBemdito, parceiro do Portal aRede.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE