Nota do Enem pode ser usada para conquistar bolsas de estudo
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 terminam nesta quinta-feira (25)
Publicado: 24/01/2024, 14:36
Com a chegada de um novo ano é comum as pessoas estabelecerem novos sonhos e metas, e dentre eles, costuma estar realizar uma faculdade. Neste cenário, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma ser crucial para trilhar uma nova jornada em um curso.
No dia 16 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará às notas individuais da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e cerca de três milhões de brasileiros podem ser beneficiados com a oportunidade de transformar suas vidas por meio do acesso ao ensino superior.
"Para centenas de pessoas, o Enem não é apenas um exame; é um marco significativo para o início de uma jornada rumo à realização do sonho da formação superior. Nós da Anhanguera acreditamos que o exame é um fator predominante para ajudar as pessoas a entrarem na faculdade, e por isso, atuamos com oportunidades acessíveis parar tornar realidade o objetivo dos estudantes, proporcionando bolsas e descontos diante do desempenho do estudante na prova”, salienta Pedro Ferraz, Sócio e Diretor Comercial da Cogna, detentora da Anhanguera.
SISU—As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 terminam nesta quinta-feira (25), e até as 23h59, horário que encerra essa fase, os estudantes devem conferir a classificação, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A consulta está disponível desde terça-feira (23), quando o Ministério da Educação (MEC) passou a informar a nota de corte parcial, por escolha de curso.
Todos os estudantes que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Automaticamente são classificados conforme a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e institutos federais.
Durante essa etapa, os candidatos podem mudar as opções de curso e, por isso, a nota de corte oscila conforme classificação. Está nota é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas, para cada opção de curso, e também muda conforme há novas inscrições.
A classificação também obedece a reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não classificarem nas vagas de ampla concorrência.
Até a noite de ontem, 1.060.386 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.008.580 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
O resultado do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Nessa data, também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.
Com informações de assessoria e Agência Brasil.