Coronavírus impulsiona uso de assinaturas digitais | aRede
PUBLICIDADE

Coronavírus impulsiona uso de assinaturas digitais

Tecnologia proporciona segurança, reduz custos e facilita a vida das pessoas e empresas

Assinatura digital dispensa reconhecimento de firma em cartórios
Assinatura digital dispensa reconhecimento de firma em cartórios -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tecnologia proporciona segurança, reduz custos e facilita a vida das pessoas e empresas

Após mais de um ano de pandemia e inúmeras adaptações nas rotinas, a tecnologia ganhou ainda mais importância e se tornou uma poderosa aliada nos afazeres diários. Para que os negócios continuem sendo realizados com confiança jurídica e segurança de saúde aos envolvidos, a assinatura digital se popularizou na vida das pessoas físicas durante a pandemia. 

A funcionalidade permite assinar quase todos os tipos de documentos e contratos, a qualquer hora do dia e da noite sem sair de casa e é recomendada a todas as classes sociais - especialmente quem deseja organizar a vida financeira, evitar a exposição desnecessária na rua e ainda economizar tempo e dinheiro. 

Isso porque, com apenas um procedimento, já é possível assinar milhares de documentos ao longo do ano. Assim, evita-se gastos em cartórios, deslocamentos de ônibus ou carro, estacionamento, motoboy, filas de espera, aglomerações ou impressões de papéis.

“Mais de 500 serviços públicos já utilizam e aceitam as assinaturas digitais em suas atividades. Num dos cálculos realizados, notamos que os brasileiros desperdiçaram 146 milhões de horas por ano em deslocamentos, filas e burocracia. Com a tecnologia, a vida ficou mais fácil”, explica a explica a sócia-diretora da Ative Certificado Digital, Paula Renata Nogueira.

Crescimento acelerado

Devido a todas as vantagens geradas pelo uso da assinatura digital, Paula vive uma situação oposta à economia nacional. Sua empresa cresceu mais de 60% em 2020 em relação a 2019. A procura é tanta, que ela emite cerca de 200 assinaturas digitais por mês.

“Não é só advogado, contador ou médico que nos procuram. Atendemos donas de casa, profissionais liberais e microempreendedores que entenderam a segurança, a economia e a praticidade em assinar os documentos sem sair de casa ou do escritório”, conta.

Sistema de saúde

As mesmas funcionalidades também são registradas nos sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Saúde.

Na atualização de informações e consulta de dados do paciente, é obrigatório o uso da Certificação Digital. Isso aumenta a segurança, permite o compartilhamento com outros profissionais de saúde e ajuda no atendimento clínico.

Além disso, receitas médicas são assinadas digitalmente e aceitas em todas as farmácias para compra de medicamentos. Já os atestados digitais oferecem mais segurança e autenticidade aos documentos apresentados por funcionários, o que diminui o número de fraudes nas empresas.

Por enquanto, a assinatura digital só não é aceita em quatro situações: registros de nascimento, certidão de óbito, escritura de compra e venda de imóvel e em registro de imóveis.

Exemplos práticos

A contadora Elicéia Josiane Mikos Cândido utiliza a assinatura digital desde 2013, quando abriu seu escritório. Com a tecnologia, ela resolve problemas complexos na Receita Federal e ganha agilidade na abertura de empresas - tudo de forma digital, sem precisar se deslocar.

“Utilizo essas funcionalidades pelo menos dez vezes num mês. Isso ajuda e muito no resultado da empresa”, explica.

Outro exemplo envolve a BRF, que reduziu em 72% o tempo de formalização de contrato, de 25 para 7 dias. Como atua com cerca de 5 mil fornecedores, a economia de tempo foi enorme e a produtividade cresceu.

O círculo virtuoso começa a ocorrer quando um fornecedor é convidado pelo seu cliente a assinar digitalmente os documentos. Depois de conhecer o processo, a tendência é que esse prestador de serviço comece a implementar em sua própria empresa para então repassá-la à sua rede de relacionamentos.

Origem e crescimento do mercado

O mercado da certificação e assinatura digital existe há 20 anos no Brasil, mas o segmento ainda caminha para a maturidade e consolidação. 

Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, são 10.143.156 certificados digitais ativos. Desses, 5,2 milhões são de pessoa jurídica e 4,8 são de pessoa física. A expectativa é que, até 2022, existam cerca de 40 milhões de certificados digitais no Brasil.

“Quem já descobriu e adota as vantagens do universo digital não quer voltar para o meio físico, com vai e vem de documentos, carimbos, gastos e perda de tempo. Isso ficou para trás”, enfatiza a sócia diretora da Ative.

Rápido, barato e seguro

O processo de obtenção de uma assinatura digital é rápido e pode ser feito por videoconferência. Com a documentação exigida, em cerca de 24 horas já é possível usufruir da tecnologia e assinar os documentos digitalmente.

Os procedimentos envolvidos no serviço são sofisticados, envolvem operações matemáticas que geram código único e um sistema de chaves criptografadas que impede fraudes. “Uma simples tentativa de adulteração faz com que a assinatura seja rompida”, ressalta Paula.

O custo anual para ter uma assinatura digital é de R$ 130 para pessoa física e de R$ 190 para pessoa jurídica. Se comparado às despesas com cartório e deslocamentos para assinar um contrato de aluguel, ela se paga em cerca de um mês.


As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE