Segurança Pública de Castro recebe novos veículos | aRede
PUBLICIDADE

Segurança Pública de Castro recebe novos veículos

Imagem ilustrativa da imagem Segurança Pública de Castro recebe novos veículos
-

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria Municipal de Segurança Pública recebeu na manhã desta quarta-feira (26) quatro novos automóveis, além de um barco. A entrega dos veículos foi feita pelo prefeito Reinaldo Cardoso à secretária municipal de Segurança Pública, Regina Maria Vassão Iezak, na sede da Guarda Municipal, no Parque Lacustre. A cerimônia foi acompanhada por secretários municipais, vereadores, servidores, além do comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar em Castro, capitão Marcelo Moreira Só e do delegado da 43ª Delegacia Regional de Polícia, Emannoel David.

São dois veículos Fiat Palio Weekend Trekking – que ficarão para a Guarda Municipal, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura -  e dois veículos Renault Sandero – comprados com verba do Fundo Municipal de Trânsito e que serão utilizados pela Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran); o barco, por sua vez, é fruto de uma doação da Receita Federal. Os investimentos totalizam pouco mais de R$ 155 mil. “Estamos muito contentes adquirir novos equipamentos para a  Secretaria de Segurança, de forma a melhorar e tornar mais eficiente o bom  trabalho que já é realizado”, destaca o prefeito Reinaldo Cardoso.

Ainda na área de segurança, o prefeito ressalta que o Município continua com as negociações junto ao governo do Estado para que a 3ª Companhia da Polícia Militar de Castro seja transformada em Companhia Independente. “Juntos, os prefeitos da região têm pleiteado a mudança e esta será uma das nossas prioridades para 2015, pois permitirá aumentar o efetivo da Polícia Militar em Castro – tanto no perímetro urbano quanto zona rural – e também em outras cidades”, frisa. O prefeito destacou ainda o trabalho realizado pela Secretaria de Segurança e a boa integração no trabalho da Guarda Municipal com as polícias Militar e Civil.

“Com os veículos novos vamos poder oferecer um melhor trabalho à comunidade e também vamos economizar em manutenção, pois até então a Guarda Municipal contava com dois carros, que eram bastante antigos e constantemente estavam estragados”, frisa Regina.

Investimento

Regina explica que o investimento para compra dos veículos Renault Sandero foi de R$ 61.900, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito. Para a compra dos dois veículos Palio Weekend foram investidos R$ 94 mil, com recursos próprios da Prefeitura. O barco, doado pela Receita Federal, está avaliado em pouco mais de R$ 6 mil. “Até então, a Comutran não possuía veículo específico para a fiscalização do trânsito. Agora, teremos um carro próprio para este trabalho. Com novas viaturas, a Guarda Municipal também terá condições de intensificar as ações na cidade e também no interior, contribuindo para a proteção do patrimônio público e também da segurança na nossa população”, completa Regina. O barco será usado nas ações de fiscalização nos rios de Castro, para monitoramento da vegetação ciliar, qualidade da água, processo erosivo e também no combate poluição e pesca predatória. “Dois guardas municipais participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), na Escola de Fluviários de Foz do Iguaçu, promovido pela Capitania Fluvial do Rio Paraná, e agora estão devidamente capacitados pilotagem das embarcações”, expõe a secretária.

Desde outubro de 2013, quando efetivamente houve a municipalização do trânsito em Castro, até o final de outubro de 2014, a Zona Verde arrecadou R$ 255.390. Mensalmente, cópias do relatório de arrecadação são enviados à Câmara de Vereadores e ao Observatório Municipal para acompanhamento.

Para o Fundo Municipal de Trânsito, por sua vez, são destinados os recursos provenientes do pagamento das multas de trânsito. O Fundo é administrado por um Conselho Diretor, composto por cinco membros, responsáveis por gerir o Fundo e estabelecer políticas de aplicação de seus recursos. “A aplicação dos recursos é feita com base na Portaria 407/2011, do Denatran, que dispõe sobre a aplicação de recursos arrecadados com a cobrança de multas de trânsito. Conforme a Portaria, o recurso do Fundo deve, obrigatoriamente, ser revertido em ações para o trânsito, como sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”, salienta. Desde outubro do ano passado até final de outubro deste ano, o Fundo recebeu recursos na ordem de R$ 257.403,02. Além da compra dos dois veículos Sandero, recursos do fundo também são utilizados para compra de tinta, tachões, semáforos, suportes e placas de trânsito.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right