Cooperativismo discute propostas para o Plano Agrícola e Pecuário | aRede
PUBLICIDADE

Cooperativismo discute propostas para o Plano Agrícola e Pecuário

Sistema OCB realizou, na quarta-feira (15/03), uma reunião do Grupo Técnico do Crédito Rural, com o Banco do Brasil, Cooperativas e Ministérios da Agricultura e Fazenda

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativismo discute propostas para o Plano Agrícola e Pecuário

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apresentar as contribuições do movimento cooperativista ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2017/2018. Com este objetivo, o Sistema OCB realizou, na quarta-feira (15/03), uma reunião do Grupo Técnico do Crédito Rural que contou com a participação de representantes dos ministérios da Agricultura e Fazenda, Banco Central do Brasil e cooperativas.

O Sistema OCB, que sempre acompanha a elaboração desta e outras políticas públicas, apresentou as propostas de ajustes aos programas dirigidos às cooperativas agropecuárias nas finalidades custeio, comercialização e investimento.

As discussões giraram em torno de temas como os volumes de recursos a serem disponibilizados, as alterações nas taxas de juros e nos limites de diversas rubricas dos programas do BNDES e, também, relativos ao Manual de Crédito Rural (MCR), especificamente em seu capítulo 5 (Crédito a Cooperativas).

Os representantes do governo federal acolheram as propostas de ajustes e se comprometeram a analisá-las, com vistas à possibilidade de sua implementação no Plano Agrícola.

Para o presidente do Sistema OCB, o governo federal, ao recepcionar a contribuição das cooperativas agropecuárias, evidencia seu apreço por um setor tão relevante para a economia do país. “Para além da contribuição ao fortalecimento do agronegócio, as cooperativas, em função de seu modelo de negócio, prestam grande contribuição à promoção da justiça social, por meio da maior distribuição da renda, pela produção econômica coletiva e seu envolvimento com as comunidades onde atuam, geram poupança interna e fomentam as economias locais”, argumenta Márcio Freitas.

Participaram da reunião, Wilson Vaz, diretor da Secretaria de Política Agrícola do Mapa; Ivandré Montiel, Secretário Adjunto de Política Econômica da Fazenda; José Ângelo, chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural do Banco Central do Brasil; Integrantes das equipes técnicas desses órgãos e representantes das seguintes cooperativas e instituições: Aurora, Agrária, Coamo, Cooxupé, Comigo, Cooperalfa, Copérdia, Cocamar e Copacol, Fecoagro/RS, Ocesc, Ocepar.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE