‘Defeso do pinhão’ é destaque em Piraí do Sul
Visita à Floresta Nacional, entendimento sobre importância da semente da araucária e plantio da árvore típica do Paraná foram alguns dos momentos no quinto ano A da Escola Rural Eurides Martins
Publicado: 14/05/2025, 06:00

O quinto ano A da Escola Rural Municipal Eurides Martins, em Piraí do Sul, da professora Geneci Aparecida Pinto Teixeira, desenvolveu um trabalho de conscientização: o ‘defeso do pinhão’. A docente explica que, em decorrência à época desta semente típica do Paraná, os educandos puderam realizar uma série de atividades.
“Como parte da ação, fizemos uma visita à Floresta Nacional, onde percorremos trilhas e conhecemos diversas espécies de árvores em risco de extinção, incluindo a nossa querida araucária. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de plantar uma muda de araucária, contribuindo assim para a preservação da natureza. Foi uma experiência enriquecedora, na qual todos puderam apreciar as belezas naturais e, de alguma forma, retribuir com gratidão tudo o que o meio ambiente nos oferece. Os alunos fizeram uma pesquisa sobre a araucária com o aprofundamento no ‘Defeso do Pinhão’”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Geneci também elenca um pouco mais sobre a Mata de Araucárias, destacando que é um tipo de floresta brasileira que integra o bioma Mata Atlântica, também conhecida como floresta ombrófila mista, que ocorre principalmente nos estados do Sul do Brasil, onde o clima subtropical favorece seu crescimento.
“Seu principal símbolo é a Araucária angustifolia, conhecida como pinheiro-do-paraná. Infelizmente, nas últimas décadas, essa vegetação tem sofrido grande devastação devido à exploração madeireira e à expansão da agropecuária, o que tem causado sérios impactos ambientais na região”, conclui a professora, que traz um resumo do ‘Defeso do pinhão’, como você pode acompanhar por aqui.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Eurides Martins clicando aqui.