EUA retiram a acusação de Maduro ser o 'chefe do Cartel de Los Soles'
Nova acusação assume tom mais ameno e não atribui ao presidente da Venezuela o posto de líder do grupo
Publicado: 06/01/2026, 23:30

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos alterou a denúncia contra Nicolás Maduro por chefiar o Cartel de Los Soles, apontada como organização de narcotráfico venezuelana. A nova acusação assume tom mais ameno e não atribui ao presidente da Venezuela o posto de líder do grupo.
Com a mudança, apontada pelo The New York Times e reproduzida pelo G1, Washington diverge da acusação formalizada em 2020, que motivou a prisão de Maduro. O presidente venezuelano e a primeira-dama, Cilia Flores, foram detidos por forças norte-americanas e levados para Nova York no sábado (3) durante a operação militar dos Estados Unidos.
Segundo a nova versão, divulgada pelo Departamento de Justiça ainda no sábado, Maduro "participa, protege e perpetua uma cultura de corrupção de enriquecimento a partir do tráfico de drogas".
O documento ainda o acusa de quatro crimes relacionadas ao narcoterrorismo:
- Conspiração para o narcoterrorismo;
- Conspiração para o tráfico de cocaína;
- Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos; e
- Conspiração para posse de metralhadoras destinadas ao uso pelo narcotráfico.
No texto, Maduro figura como parte de sistema de corrupção que movimenta elites civis, militares e de inteligência por benefícios do tráfico de drogas. Conforme o documento, os recursos do sistema movimentariam o Cartel de Los Soles.
Com informações do Congresso em Foco




















