Vamos Ler e Frísia contribuem para o cooperativismo em Rebouças
Tema da videoaula da parceria foi base para série de dinâmicas e ampliação do trabalho em grupo por parte do quinto ano da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria
Publicado: 29/04/2025, 10:00

O quinto ano da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Rozeli Cardoso Krol, desenvolveu uma atividade sobre o cooperativismo, inspirados na videoaula do Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com a cooperativa Frísia, acerca da temática.
A docente cita que os alunos puderam compreender de que forma os valores como união, responsabilidade coletiva e trabalho em grupo são tão importantes para que aconteça a cooperação nas rotinas diárias, na escola, nas famílias e na cooperativa.
“Os trabalhos foram iniciados através de uma dinâmica onde os alunos, em círculo e segurando na ponta de um barbante, precisavam encaixar uma caneta no litro descartável. A atividade consistia em mostrar que a união de um grupo e que a cooperação de cada um contribui para facilitar a conclusão de uma tarefa ou objetivo comum que foi proposto”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência das conversas sobre a dinâmica, os educandos foram apresentados à videoaula que trazia como tema central o cooperativismo, propondo ao longo da aula reflexões sobre como as ações coletivas promovem soluções mais eficientes e justas no dia a dia de todos, apresentando ainda exemplos práticas e situações cotidianas em que o cooperativismo pode ser aplicado.
“Para dar continuidade, os alunos foram divididos em grupos e deveriam criar uma cooperativa. Para isso, fizeram o levantamento sobre as habilidades dos membros do grupo e de quais as possibilidades de sociedades que poderiam surgir. Criaram um nome e dividiram as tarefas de cada um nesse empreendimento. Depois, apresentaram as ideias para os demais alunos da sala. Para finalizar as atividades foram produzidas histórias em quadrinhos com o tema sobre ações de cooperativismo no nosso dia a dia”, complementa Roseli.
A professora conclui ao citar que percebeu, no desenvolvimento das atividades, que os alunos compreenderam que a cooperação, colaboração e trabalho em equipe auxiliam na resolução de problemas, e que vivenciam, desta forma, os princípios do cooperativismo.
“Foi um tema de grande importância a ser trabalhado, pois observa-se que esta turma é muito competitiva e possui dificuldades em trabalhar em grupo, sendo necessárias constantes falas sobre a necessidade de aceitar a ideia do outro no grupo sem haver brigas e desentendimentos”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.